Volume investido na construção ficou nos 6,3 mil milhões de euros no verão de 2024, igual valor face há um ano, revela INE.
Comentários: 0
Construir em Portugal
Freepik

O investimento em construção em Portugal está a abrandar. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o volume de investimento na construção foi de 6,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2024, um valor igual ao registado há um ano. Estas não são boas notícias numa altura em que decorrem várias obras de habitação e infraestruturas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

No terceiro trimestre, o volume de investimento total em Portugal diminuiu 0,7% em termos homólogos, após um crescimento de 3,3% no trimestre anterior. “A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) desacelerou, de uma taxa de crescimento de 2,6%, no segundo trimestre, para 2,2%” no verão de 2024, começa por explicar o INE na nota estatística publicada esta sexta-feira dia 29 de novembro.

Por segmentos, verifica-se que a formação bruta de capital fixo na construção – que engloba, por exemplo, investimento em habitação, estradas, máquinas e equipamentos duradouros – registou uma variação nula no terceiro trimestre. Ou seja, o investimento em construção em Portugal manteve-se nos 6,3 mil milhões de euros, um valor igual face há um ano.

Investimento em construção
INE

Por outro lado, observou-se uma recuperação, uma vez que o FBCF na construção estava em terreno negativo desde o início do ano em termos homólogos – em -0,2% no primeiro trimestre e em -0,4% no segundo trimestre.

Já face ao segundo trimestre do ano, o investimento na construção aumentou apenas 0,9%, tendo desacelerado em relação à variação em cadeia registada no trimestre anterior (+1,0%). 

A variação em cadeia o investimento total no país (em todos os setores) também aumentou 2,1%, tendo-se verificado um crescimento de 0,9% da FBCF total (1,7% no 2º trimestre).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta