
O Hotel da Praia do Sol foi inaugurado em 1934, tornando-se na primeira unidade hoteleira a abrir na Costa da Caparica, concelho de Almada, uma zona costeira às portas de Lisboa. Agora, este antigo hotel foi comprado por um conjunto de investidores privados, nacionais e estrangeiros, por um valor não revelado. O seu objetivo é reabilitar o imóvel e transformá-lo no Hotel Paparica, que vai ter preços acessíveis a turistas.
“Estamos muito satisfeitos com a concretização deste negócio e por termos conseguido alavancar todo o nosso 'know-how' na busca de oportunidades nesta zona e na montagem de toda a operação para captar investidores e financiamento para a compra e reabilitação do novo Hotel Paparica”, destaca em comunicado David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers Portugal, que representou os compradores na aquisição do antigo hotel.
Com a reabilitação já em curso, o histórico Hotel da Praia do Sol vai ser transformado numa unidade hoteleira acessível com 51 quartos. E passará a chamar-se Hotel Paparica, um nome que vai buscar referências à Caparica, sendo inspirado também no termo “paparicar”, explicam em comunicado enviado às redações.

Situado na principal artéria pedonal da Costa da Caparica, a Rua dos Pescadores, a cerca de 100 metros do oceano Atlântico, o renovado Hotel Paparica terá uma arquitetura moderna inspirada na praia. A reabilitação do hotel, que já arrancou, está a ser liderada por Matthieu Bégué, co-fundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris.
“Com o desenvolvimento do Paparica queremos criar um novo destino de hospitalidade a preços acessíveis numa das zonas de praia mais populares da região de Lisboa”, diz Roman Carel, fundador da Athena Advisers. “O Paparica será um hotel ligado ao surf (…) e pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica”, explica no documento.
A reabilitação do hotel vai também ajudar a aumentar a oferta hoteleira da Costa da Caparica, numa zona onde o número de alojamentos tem sido insuficiente para responder ao crescimento da procura dos últimos anos.
De acordo com o levantamento realizado pela consultora imobiliária, havia apenas 777 quartos distribuídos por seis unidades hoteleiras, quatro das quais inauguradas ou renovadas desde 2019. Esta escassez tem vindo a ser colmatada pelo Alojamento Local, tendo sido emitidas 201 novas licenças entre 2012 e 2023 só na Costa da Caparica, segundo dados do Registo Nacional de Alojamento Local.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta