O modelo permite integrar trabalhadores sem experiência de forma rápida, reduzir a rotatividade e os custos de recrutamento.
Comentários: 0
BuildLab Gateway
Segmento Urbano
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Numa fase em que o país se depara com uma grande crise de mão de obra qualificada na construção civil, com elevada rotatividade de trabalhadores e dificuldade de integração dos mesmos, surge o BuildLab Gateway, um modelo de formação que permite preparar trabalhadores diretamente em obra real.

Este modelo foi criado pela portuguesa Segmento Urbano e recentemente adotada pela Zenith Devotion, uma empresa nacional de trabalho temporário que se tornou a primeira a adotar o BuildLab Gateway, para formar os seus trabalhadores. 

Atualmente, apenas 20% dos novos profissionais da construção civil conseguem ser autónomos nos primeiros três meses de trabalho, o que leva as empresas a serem obrigadas a fazer substituições precoces, perdendo cerca de 15% do investimento em recrutamento. Foi para responder a esta crise do setor que nasceu o BuildLab Gateway, de modo a permitir integrar rapidamente trabalhadores sem experiência, reduzir a rotatividade e os custos de recrutamento, aumentar a segurança e diminuir erros em obra, criar equipas mais autónomas e produtivas e gerar profissionais com maior valor de mercado. 

BuildLab Gateway
Segmento Urbano

Neste momento, segundo é revelado em comunicado estão já em formação quatro trabalhadores em Oeiras, demonstrando integração e evolução rápida, assim como um trabalhador em Paços de Ferreira, em fase inicial, e estão previstas novas entradas para os próximos dias. A meta até final do ano é conseguir formar mais seis a dez profissionais, projetando um 2026 com boas perspetivas. 

Para o próximo ano, o Segmento Urbano prevê formar entre 100 a 150 trabalhadores e evoluir para outras especialidades, como eletricidade, canalizações e acabamentos. Além disso, estão previstas novas parcerias com outras empresas de trabalho temporário e construtoras. 

Este modelo português complementa o BuildLab, programa do Segmento Urbano dedicada à formação prática e iniciação ao BIM. Até 2030, a utilização deste programa será obrigatória em projetos públicos.

A Zenith Devotion, a primeira empresa a adotar este modelo de formação prática, recruta os candidatos conforme as necessidades das construtoras e a Segmento Urbano integra-os de imediato em obra, para aprenderem diariamente com equipas técnicas especializadas até atingirem autonomia e poderem regressar à Zenith para serem integrados noutros projetos, já preparados, produtivos e enquadrados nas regras de segurança.

BuildLab Gateway
Segmento Urbano

Os encarregados de obra não ensinam os novos trabalhadores. Passadas duas horas, pedem substituição porque alegam que a pessoa proposta ‘não serve’. O BuildLab Gateway quebra finalmente este ciclo e responde a um dos maiores desafios do setor”, revela Renato Silva, director técnico da Zenith Devotion, em comunicado. 

Por sua vez, Maria João Correia, arquiteta e fundadora do Segmento Urbano e co-criadora do BuildLab Gateway, sublinha que “em Portugal não falta mão de obra”, mas sim “formação competente, em contexto real de obra”. É neste sentido, que a Segmento Urbano traz “a visão, a capacidade técnica e o método”. “É desta união que nasce a mudança que o setor precisa”, conclui a responsável.

O BuildLab Gateway está disponível para implementação em parceria com empresas do setor da construção civil.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta