Comentários: 0

A cimenteira Cimpor, controlada pelo grupo brasileiro Camargo Corrêa, está envolta em nova polémica, depois de ter sido condenada, no final de janeiro, a pagar 169 milhões de euros por infrações no Brasil. Em causa está o facto de as contas anuais de 2012 e semestrais de 2013 revelaram a existência de um diferencial de 536.500 ações, resultante de uma transação que nunca foi objeto de divulgação autónoma ao mercado, o que está ser alvo de análise por parte da Comissão de Mercado de Valores Mobiliárias (CMVM).

Segundo o Público, chegou esta semana ao regulador um requerimento, entregue por um investidor institucional inglês, a solicitar explicações sobre os contornos da aquisição (quem vendeu e a que preço) do grupo brasileiro, concretizada através da InterCement Áustria, do bloco de ações da Cimpor. Fonte oficial da CMVM adiantou que a entidade “tem conhecimento” da situação e que está a analisá-la.

Nos relatórios semestrais divulgados em agosto de 2013, a InterCement Áustria, que controla a Cimpor, revela ter mais 536.500 ações da empresa do que o valor mencionado nas contas anuais de 2012, publicadas em abril do ano passado. Para a Cimpor, a operação é neutra: “Confirmamos a alteração da posição do acionista InterCement Austria Holding GmbH apresentada no relatório e contas do primeiro semestre de 2013, não cabendo neste caso qualquer outro requisito de divulgação previsto no Código dos Valores Mobiliários e/ou Regulamentos da CMVM”.

Posição diferente defende, no entanto, o hedge fund Whitebox, que pediu esclarecimentos à CMVM sobre a origem do diferencial de ações próprias da Cimpor, tendo agora o regulador dez dias para responder. O acionista minoritário quer também saber se, além de estar a analisar a discrepância, a CMVM considera o tema relevante. O objetivo deste pedido de esclarecimentos visa obrigar a Camargo Corrêa não só a revelar o nome das entidades a quem a InterCement Áustria comprou as ações da Cimpor, mas sobretudo o preço que pagou, isto para apurar (e poder contestar) se houve tratamento preferencial.

Notícia relacionada

Cimpor condenada a pagar 169 milhões por infrações no Brasil

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade