Comentários: 0
Quatro parques eólicos começam a ser construídos ainda este ano
GTRES

A alemã Ferrostaal e o consórcio Ventinveste, da Galp e da Martifer, garantiram um financiamento de 175 milhões de euros para construção de quatro parques eólicos no país. As obras começam este mês e os parques devem entrar em operação faseadamente até final de 2016.

Ao todo, o projeto Âncora, como foi designado, implica um investimento total 220 milhões de euros. Os já referidos 175 milhões foram alcançados com um financiamento conseguido junto de um sindicato bancário formado pelo BPI, o ING e o Santander Totta e os restantes 45 milhões serão assegurados pela Ferrostaal.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o projeto Âncora incluirá quatro parques com um total de 84 turbinas, que serão construídas na fábrica da Senvion, em Aveiro. A capacidade instalada será de 171,6 MW, o que permitirá, segundo a Ferrostaal, abastecer 125 mil casas.

“Os elevados recursos eólicos de Portugal, a ligação ao mercado ibérico de energia e um consenso político no compromisso com as renováveis fazem do país uma excelente localização para desenvolver projetos eólicos”, justifica a Ferrostaal em comunicado.

Entretanto, e de acordo com o Público, a construção destes quatro parques eólicos só é possível porque o Governo assinou em julho um novo acordo de substituição das contrapartidas pela compra de dois submarinos alemães. Ou seja, em vez de ser construído um hotel de luxo em Albufeira é dada luz verde ao projeto Âncora.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta