Comentários: 0
Venda da Opway envolta em polémica

A Prebuild, que ficou em terceiro lugar no leilão de venda da construtora Opway, considera que foi injustamente preterida, mas só vai decidir se envia uma queixa ao Tribunal do Luxemburgo depois de dia 09 de fevereiro, dia em que se confirma o vencedor do concurso.

“A Prebuild não vai tomar nenhuma decisão, até dia 09 de fevereiro, sobre se envia ou não uma carta a evidenciar o que aconteceu no leilão ao Tribunal do Luxemburgo”, afirmou fonte da empresa à agência Lusa, acrescentando que neste momento o presidente da Prebuild está de viagem na Colômbia.

A Prebuild considera que na última segunda-feira foi injustamente preterida durante o leilão para venda da Opway, construtora detida pela Espírito Santo Industrial, num processo supervisionado pelo Tribunal do Luxemburgo.

Segundo fonte da Prebuild, existem suspeitas de que a moçambicana Nadhari, vencedora do leilão com uma licitação de cinco milhões de euros, não terá meios para fazer a respetiva prova de fundos até dia 09 de fevereiro, data definida para esse efeito.

Questionado pela Lusa sobre estas acusações, Almerindo Marques respondeu não ter nada para comentar. “Só me pronuncio sobre coisas que têm fundamento. Que essas pessoas o provem”, afirmou o ex-presidente da construtora do Grupo Espírito Santo

Vallis fora das acusações

Já a Vallis, o fundo constituído pela CGD, BES, BCP e Banif para a consolidação do sector da construção, garante nada ter a apontar ao leilão da Opway, promovido ontem pela Espírito Santo Industrial(ESI) e que levou à venda da construtora aos moçambicanos da Nadhari, por cinco milhões de euros.

"Não temos nada a referir ao procedimento de licitação adoptado pela ESI, que está no seu legítimo direito de escolher o modelo de venda que julgue mais apropriado", sublinha o responsável do fundo em declarações ao Dinheiro Vivo.

Pedro Gonçalves explica que o Vallis não se apresentou ao leilão apenas por "não dispor de tempo para apresentar uma proposta séria".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta