Comentários: 0
Construção: Metro de Lisboa adjudica obras para concluir ligação à Reboleira

O Metropolitano de Lisboa, cuja subconcessão acaba de ser entregue aos espanhóis da Avanzaadjudicou as obras do prolongamento da linha azul à Reboleira, na Amadora, e prevê concluir a ligação à linha ferroviária de Sintra até ao final do ano, informou a empresa.

“Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que seja possível realizar a abertura à exploração até ao final deste ano”, confirmou à Lusa a assessoria de imprensa do metro, esclarecendo que a empreitada no troço Amadora Este/Reboleira foi adjudicada por 8,795 milhões de euros.

Na primeira fase foram investidos cerca de 45 milhões de euros no túnel com 579,2 metros, desde Amadora Este, e na estação e zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.

A transportadora salienta que o prolongamento se insere “na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra”.

Câmara da Amadora cria mil lugares de estacionamento

A autarca da Amadora revelou à Lusa que a câmara vai aprovar em julho o concurso para intervir na Avenida D. Carlos I, “com um investimento de 600 mil euros, para a requalificação entre o [Bingo do] Estrela da Amadora e a estação da Damaia”.

“Esta zona vai ter quase mil lugares de estacionamento”, contabilizou o vereador da Mobilidade e Obras Municipais¸ Gabriel Oliveira (PS).

O projeto municipal quer potenciar os 600 lugares do parque de estacionamento da Infraestruturas de Portugal (ex-Refer), os 200 lugares junto ao Bingo, os 100 lugares junto ao interface da Reboleira, os 50 lugares na D. Carlos I e outros nas pracetas envolventes.

A ligação do metro aos comboios será coberta e, junto ao interface, serão criados dez terminais para autocarros, e mais quatro nas proximidades, adiantou o vereador.

A linha azul do metropolitano passará a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta