O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) iniciou terça-feira (dia 23) um concurso para a venda de um terreno destinado à instalação de uma unidade comercial no Monte da Caparica, em Almada (Setúbal), com objetivo de contribuir para a dinamização sócio-económica do território. O terreno em causa situa-se no extremo poente do Plano Integrado de Almada e na charneira com a zona antiga do Monte da Caparica e com os Polos Universitário e Tecnológico.
Segundo o IHRU, pode candidatar-se ao concurso qualquer pessoa singular ou coletiva, esta última legalmente constituída, sendo o preço base de 500.000 mil euros.
“A área de intervenção será de 12.808 m2, para a qual o Município de Almada emitiu um parecer favorável à implantação de um edifício com uma área de implantação máxima de 2.800 m2 e mínima de 1.500 m2, sendo a área remanescente destinada a tratamento paisagístico, integrando troços das redes pedonal e ciclável de Almada”, refere o IHRU em comunicado.
Além do desenvolvimento sócio-económico do território em causa, O IHRU pretende também, com a venda deste terreno, “contribuir para o processo de requalificação e regeneração urbana, incrementando a disponibilização de espaços verdes, refletindo uma preocupação de integração harmoniosa com a malha urbana pré-existente”.
Nesse sentido, refere a entidade, a proposta arquitetónica a submeter à aprovação da autarquia de Almada “deverá ser simultaneamente sóbria e apelativa, fruto da visibilidade da localização, valorizando, na sequência dos equipamentos recentemente construídos, a imagem do território”.
Os interessados devem entregar as respetivas propostas em envelope fechado até às 17 horas do dia 29 de março ao cuidado da Direção de Gestão do Sul do IHRU, localizada no edifício-sede do Instituto, em Lisboa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta