Comentários: 0
Já há mais de 6.000 mediadoras a operar em Portugal, um recorde
rawpixel/Unsplash

O número de empresas de mediação imobiliária em atividade em Portugal atingiu o seu máximo histórico em junho, mês em que passou a haver 6.025 empresas a operar no país. Trata-se de um crescimento de 15,1% face ao ano passado – em junho de 2017 eram 5.230. Em causa estão dados da Keller Williams (KW), que constam no relatório KW Portugal Real Estate Insights.

Os dados agora divulgados revelam que o "boom" imobiliário está a impulsionar a criação de cada vez mais empresas. Segundo os mesmos, junho é o sexto mês consecutivo com mais de 140 novas empresas a serem criadas, tratando-se da “melhor série de sempre no mercado imobiliário nacional”.

O volume dos novos créditos à habitação também vem realçar a dinâmica que atravessa o setor: ascendeu a 783 milhões de euros em abril, representando o “melhor início do ano (quadrimestre) desde agosto de 2010” e reforçando a “tendência de recuperação financeira iniciada em fevereiro de 2013”. A mediadora recorda que, em abril de 2015, o volume dos novos créditos ascendia a 277 milhões de euros.

O valor médio das transações realizadas, indica o estudo, situou-se nos 133.198 euros em termos nacionais, que representa uma evolução de cerca de 8,6% em termos homólogos – em 2017 foi de 122.605 euros. Lisboa destacou-se como a região com um valor médio residencial mais elevado, superior a 179.000 euros, seguida do Algarve, com um valor médio superior a 162.000 euros.

O relatório produzido pela KW Portugal, publicado em julho, agrega dados de fontes públicas e inclui indicadores que vão desde a criação de novas empresas de mediação imobiliária até valores de transações – o documento irá traçar mensalmente um mapa dos múltiplos comportamentos no mercado imobiliário nacional.

KW soma 750 milhões em transações até junho

A empresa chegou a Portugal há menos de quatro anos, querendo assumir-se como um dos principais players nacionais no mercado imobiliário. Em 2017 duplicou o volume de vendas, tendo alcançado os 1.200 milhões de euros em transações. Duplicou também o número de imóveis vendidos face a 2016. Já nos primeiros seis meses deste ano, a rede somou 750 milhões em transações, mais 57% que no período homólogo, quando se ficou pelos 477 milhões.

De recordar as recentes palavras de Eduardo Garcia e Costa, CEO da mediadora, em entrevista ao idealista/news: Em três anos de atividade, a KW tornou-se uma das redes de mediação imobiliária de referência em Portugal pela dimensão que conseguiu atingir (...). Esta conquista é consequência de um forte crescimento durante estes três anos, onde praticamente todos os meses temos batido recordes”.

Os bons resultados multiplicam-se. A empresa também viu o número de associados crescer 25%, tendo hoje mais de 1.800 associados distribuídos por 21 Market Centers (MC) de norte a sul do país. O objetivo da empresa é que, até ao final do ano, o número de associados chegue aos 2.500.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade