
A ícone de moda Claudia Schiffer, grande colecionadora de arte e apaixonada pelo design, é a mais recente ‘embaixadora’ das marcas nacionais de porcelana e cerâmica Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, que são também referências internacionais. Em entrevista ao idealista/news, Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, destaca o orgulho desta parceria e os bons resultados conseguidos, já que a procura pelas 14 peças, que constituem a coleção Cloudy Butterflies, tem sido bastante positiva. Uma coleção já disponível nas lojas da Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, espalhadas pelo mundo, e também para venda online.
"Passada a fase de construção e produção das peças, que implicou uma grande exigência técnica - onde aplicámos, por exemplo, a técnica ´incalmo’ nas peças de vidro, frequentemente usada na época medieval - há agora que tornar estas peças uma realidade nas nossas casas", aponta o responsável.
O grupo Vista Alegre, que incorpora as marcas centenárias Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, e que tem fábricas de porcelana, cristal, vidro, grés e faiança, é detido, em 90,48%, pela Visabeira Indústria, sub-holding do grupo Visabeira. Em comunicado à CMVM, a Vista Alegre refere que, entre julho e setembro último, a empresa superou as vendas do período homólogo em 24%, contabilizando 33,2 milhões de euros. E destaca que "no terceiro trimestre de 2020, num contexto ainda não estabilizado, os resultados do grupo evidenciaram uma notável capacidade de recuperação, face ao segundo trimestre, onde o efeito da pandemia teve um impacto negativo muito expressivo na atividade".

Como está a decorrer a parceria com Claudia Schiffer para a criação da coleção exclusiva Vista Alegre e Bordallo Pinheiro?
Estas parcerias são sempre muito enriquecedoras para a marca. Principalmente, quando estamos a falar de pessoas que são apaixonadas pelo design, e no caso de Claudia Schiffer, pela marca Bordallo Pinheiro. E esta é uma coleção muito bonita, inspirada na natureza, no campo, e nas suas cores.
Cloudy Butterflies, o nome da coleção transversal às duas marcas, é composta por três peças – um centro de mesa, uma jarra alta e uma jarra baixa - em art glass, com a marca Vista Alegre; e 11 peças na Bordallo Pinheiro – uma peça grande de parede, mais duas peças de parede de dimensões menores, um vide poche, um prato de bolo, dois vasos, uma fruteira e duas saladeiras - decoradas com borboletas em diversas cores.
Esta é uma coleção muito bonita, inspirada na natureza, no campo, e nas suas cores.
Depois da exposição em Paris, em janeiro de 2020, na Maison & Objet, em que fase se encontra a coleção?
Depois de comunicarmos esta parceria ao mundo, faltava divulgar o seu resultado aos nossos clientes. Passada a fase de construção e produção das peças, que implicou uma grande exigência técnica - onde aplicámos, por exemplo, a técnica ´incalmo’ nas peças de vidro, frequentemente usada na época medieval - há agora que tornar estas peças uma realidade nas nossas casas.

As peças já se podem encontrar nas lojas?
‘Vestimos’ as montras das lojas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, divulgámos esta coleção no nosso site, nas nossas redes sociais, na imprensa.
Orgulhamo-nos do resultado desta parceria e a procura tem sido bastante positiva. Esta coleção está disponível em todas as nossas lojas, espalhadas pelo mundo e, claro, acessível nas lojas online, das duas marcas: vistaalegre.com e bordallopinheiro.com.
Orgulhamo-nos do resultado desta parceria e a procura tem sido bastante positiva.
A Vista Alegre tem estabelecido parcerias ao longo dos tempos com personalidades de diferentes áreas para a elaboração de peças. Porquê?
Procuramos sempre a excelência para os nossos clientes, seja na qualidade das peças, na inovação do design e na procura constante por peças que surpreendam. E, por isso, temos que estar abertos ao mundo! Para evoluir temos que partilhar a nossa experiência e incorporar saberes de diversas áreas.
Por isso, procuramos sempre talentos, de Portugal e de todo o mundo, que tragam um olhar diferente, uma diversidade nas peças que apresentamos ao mercado.
Estas parcerias têm contribuído para a afirmação internacional das duas marcas portuguesas?
Foi, por isso, que criámos o projeto ID Pool (International Design Pool), uma residência artística internacional, integrada no complexo industrial da Vista Alegre. Através de projetos como este, onde privilegiamos a captação de ideias inovadoras para o design da Vista Alegre, contribuímos para a contínua internacionalização e para a renovação criativa da marca.
E os resultados estão à vista, todos os anos ganhamos uma média de 20 prémios internacionais de design. 2019 foi um ano excecional e ganhámos 39 prémios!
Procuramos sempre talentos, de Portugal e de todo o mundo, que tragam um olhar diferente, uma diversidade nas peças que apresentamos ao mercado.
Estão previstas para breve iniciativas semelhantes com estas personalidades nacionais e internacionais?
Somos uma empresa dinâmica, sedenta de novas ideias, novos conhecimentos, isso faz parte do nosso ADN. Estamos sempre a procurar talentos, ideias, novos projetos, mais inovação, mais qualidade seja dentro ou fora de portas. Por isso, damos sempre as boas-vindas a parcerias que nos desafiem.
Para poder comentar deves entrar na tua conta