Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pride 2021: Microsoft apoia a diversidade e a inclusão social

"Juntos Podemos" é o mote da campanha da tecnológica que pretende reconhecer a inovação, contribuições e resiliência das comunidades LGBTQI+.

Pride 2021
Microsoft Portugal
Autor: Redação

As celebrações da Pride Portugal 2021 decorrem agora durante o mês de junho e a Microsoft Portugal decidiu juntar-se à onda de apoio arco-íris pela diversidade e inclusão social. A campanha deste ano da tecnológica tem o mote “Juntos Podemos” e pretende reforçar o momento de reconhecer a inovação, contribuições e resiliência das comunidades LGBTQI+, assim como o esforço contínuo para os seus direitos e igualdade. 

Quanto mais falarmos sobre estes temas, maior mudança estaremos a promover, mais barreiras iremos quebrar e, assim, garantir que as novas gerações viverão num mundo mais inclusivo. Esta campanha é o espelho do compromisso da Microsoft com a comunidade LGBTQI+ e este ano voltamos a convidar todas as pessoas para se juntarem a nós no diálogo e na ação para a inclusão”, diz Sergio Matos, GLEAM lead da Microsoft Portugal, em comunicado.

Cultura empresarial a favor da diversidade e inclusão social

A edição das celebrações da Pride 2021 da tecnológica contará com várias atividades:

  • “Microsoft Pride 2021: Together, we can”, que será transmitido no dia 24 de junho de 2021 
  • comunidades internas LGBTQI+
  • membros do GLEAM (Global LGBTQI+ Employee and Allies at Microsoft)

Diversidade e Inclusão é uma responsabilidade que cabe a todos nós. Quanto mais falarmos sobre estes temas, maior mudança estaremos a promover, mais barreiras iremos quebrar, e assim garantir que as novas gerações viverão num mundo mais inclusivo

Sergio Matos, GLEAM Lead da Microsoft Portugal 

 

A tecnológica de origem norte-americana, além de Portugal, está presente em mais de 120 países, a maioria dos quais ainda não oferece proteção legal às comunidades LGBTQI+ e, por isso, considera determinante hastear a bandeira LGBTQI+ pela diversidade e inclusão nas empresas.

LGBTQI+ Pride 2021
Microsoft Portugal

A Microsoft, segundo diz na mesma nota publicada na sua web, "desde 1989 que tem defendido de forma consistente as comunidades LGBTQI+, ano em que foi uma das primeiras empresas a introduzir a orientação sexual nas suas políticas de não discriminação."

Anualmente, a Microsoft divulga ainda o Relatório de Diversidade e Inclusão que acompanha o progresso nos seus compromissos para aumentar a diversidade e promover a inclusão na empresa, mas também nas comunidades em que está inserida. Em 2020, a Microsoft deu ainda destaque à questão da D&I à luz da pandemia, que acentuou muito do desequilíbrio nesta área, e reforçou igualmente os seus compromissos para enfrentar a injustiça racial.

Mais sobre o mês da Pride

O mês da Pride é comemorado anualmente em junho, como reconhecimento da resiliência das comunidades LGBTQI+ e da luta contínua pelos direitos LGBTQI+.

A maioria das celebrações da Pride ocorre em junho para marcar o aniversário das manifestações de Stonewall, a 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, dos membros da comunidade LGBTQI+ contra as forças policiais da cidade. Um ano depois, em junho de 1970, ativistas LGBTQI+ organizaram uma marcha pelos direitos LGBTQI+ e adotaram a frase “orgulho” para compensar os danos impostos à comunidade.

Gay Pride
Photo by Mercedes Mehling on Unsplash

Esta iniciativa repetiu-se nos anos seguintes espalhou-se por cidades em todo o mundo até que a Pride se tornou o que é hoje.