Lisboa entra, pela primeira vez, no ranking das cidades mais atrativas, ocupando o quarto lugar, revela estudo da CBRE.
Comentários: 0
hotéis
Freepik

Portugal consolidou-se como um dos principais destinos europeus para investimento no setor hoteleiro, alcançando a terceira posição no ranking de mercados mais atrativos, segundo o estudo 'European Hotels Investor Intentions Survey 2025, da consultora imobiliária CBRE. 

Além da ascensão de Portugal no ranking, Lisboa surge pela primeira vez no Top 5 das cidades mais procuradas para investimento hoteleiro, ocupando o quarto lugar. Em 2024, a capital portuguesa não constava na lista, o que reflete a sua crescente competitividade e atratividade para o setor, de acordo com a consultora.

De acordo com Duarte Morais Santos, Diretor de Hotéis da CBRE Portugal, "o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado". 

Investidores mantêm confiança no mercado

O estudo da CBRE revela que mais de 90% dos investidores planeiam manter ou aumentar a alocação de capital no setor hoteleiro europeu, apesar dos desafios geopolíticos. O desempenho sólido do mercado e a rentabilidade atrativa face a outras classes de ativos são fatores que sustentam este otimismo.

Espanha lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, seguida pela Itália, que ultrapassou o Reino Unido. Portugal divide a terceira posição com o Reino Unido, enquanto França e Grécia completam o Top 5.

As grandes cidades continuam a ser os destinos mais procurados, com Londres, Madrid e Roma a liderar a lista. Lisboa surge em quarto lugar, ao lado de Barcelona, confirmando a tendência de forte interesse nos mercados ibéricos.

A procura por investimentos em hotéis de luxo e em cidades secundárias também está a crescer. Segundo a CBRE, 12% dos investidores consideram os mercados emergentes como oportunidades promissoras, impulsionados pelo aumento da infraestrutura turística e pela diversificação dos padrões de viagem.

Kenneth Hatton, Diretor de Hotéis Europeus da CBRE, destaca que "o desequilíbrio entre a oferta e a procura na Europa continua a ser um fator-chave para o setor". O volume de investimentos hoteleiros aumentou 34% em 2024, evidenciando um forte apetite do mercado por ativos de qualidade.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta