A PMA | Paulo Merlini Architects, empresa nacional de arquitetura, entrou no ano de 2026 com uma carteira de projetos de aproximadamente 400 milhões de euros, correspondente a mais de 200.000 metros quadrados (m2) de área total de construção, consolidando, assim, o seu crescimento sustentado.
Neste momento, a PMA trabalha maioritariamente com promotores imobiliários, depois de uma viragem estratégica iniciada em 2020 que colocou a arquitetura no centro da cadeia de valor do negócio imobiliário. A empresa portuguesa acompanha os projetos desde início até à execução, aliando a análise económica, o enquadramento legal, a viabilidade técnica e o desenho arquitetónico.
Em comunicado, André Santos Silva, Chief of Staff (CoS) da PMA | Paulo Merlini Architects, revela que a arquitetura da empresa “nasce de pragmatismo e de uma leitura muito clara da realidade do investimento”, afirmando que “cada decisão formal resulta de critérios técnicos, económicos e funcionais bem definidos”.
Projetos que unem rigor e excelência
A PMA assina vários projetos emblemáticos no setor residencial, entre os quais o condomínio privado de grande escala O’rizon Living, promovido pela Shalu Investments. Situado na margem do rio Douro, este condomínio, ainda em projeto, destaca-se pela implantação e volumetria que valoriza os espaços verdes, cria um espírito de comunidade e maximiza as vistas.
Destaque também ainda para dois edifícios residenciais de luxo já em obra, o The View I (Nort Properties) e The View II (Rivage), assim como o Combatentes – The Avenue, em fase final de construção. Este último empreendimento está localizado no Porto e conta com 11 apartamentos e uma penthouse com piscina. Promovido pela Nort Properties, foi distinguido com o prémio Best Luxury Apartment Living in Portugal nos Luxury Lifestyle Awards, em 2022.
A PMA assina também projetos fora do segmento residencial, como é o caso do SPARK em Matosinhos, um edifício de escritórios que integra flexibilidade, tecnologia e eficiência operacional e é promovido pelo Castro Group. O SPARK é pioneiro em Portugal na obtenção da certificação SmartScore e foi desenvolvido para alcançar as certificações LEED, WELL e WiredScore.
As obras já em curso estão orçadas em mais de 50 milhões de euros.
Além destes empreendimentos, estão em desenvolvimento processos estratégicos ainda em fase de projeto que totalizam 350 milhões de euros, como um eco resort no Algarve, onde foram investidos aproximadamente 110 milhões de euros, e dois empreendimentos residenciais no Grande Porto, com um investimento de 60 milhões de euros cada.
Crescimento que se reflete na estrutura interna
A PMA | Paulo Merlini Architects possui atualmente uma equipa mais diversificada, especializada e com competências em arquitetura, coordenação técnica e gestão de projeto.
“Nos últimos dois anos, encaramos algumas perceções do mercado como um sinal claro para olhar para dentro. Assumimos de forma consciente as áreas onde podíamos evoluir e reforçámos a nossa estrutura técnica, os processos e a equipa. Esse percurso de exigência e adaptação reflete-se hoje na solidez com que respondemos a projetos de maior complexidade, mantendo a ambição, a qualidade e o rigor que definem a PMA”, revela o Chief Business Development Officer (CBDO), Rúben Calado.
Para o início do ano, a PMA prevê inaugurar um novo escritório no Porto, mantendo-se em funcionamento o atual gabinete em Gondomar, sendo este um reflexo do crescimento da empresa e do desejo de se afirmar como uma marca de referência na forma de pensar, projetar e executar operações imobiliárias, tanto a nível nacional como internacional.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta