Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Seis características que prometem melhorar a qualidade de vida do local de trabalho

Photo by Brooke Cagle on Unsplash
Photo by Brooke Cagle on Unsplash
Autor: Redação

Escritório feliz, trabalhador feliz. O local de trabalho é o sítio onde passamos mais tempo diariamente. Mas será que lhe prestamos a devida atenção? Um estudo recente da consultora Gartner revela que os trabalhadores que se sentem satisfeitos com o seu espaço de trabalho são 16% mais produtivos e têm 18% mais possibilidades de permanecer na empresa. Deixamos-te, por isso, 6 características essenciais para um escritório mais feliz.

A Pipedrive, líder no mercado de CRM orientado para o setor de vendas, apresenta alguns fatores habitualmente associados a um espaço de trabalho descontraído e mais produtivo, que agora reproduzimos.  

Sentir-se em casa

“Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa, em que possam escolher o sítio onde se sentem mais confortáveis a trabalhar pode contribuir para uma maior liberdade de movimento e, consequentemente, uma melhor capacidade de mudança”, refere a empresa, em comunicado. Seja em secretárias, em sofás ao lado da copa, ou mesmo nos puffs espalhados pelas salas, existem muitas possibilidades que podem ajudar os colaboradores a sentirem-se em casa.

Salas adaptáveis às necessidades

A possibilidade de escolher o nosso local de trabalho consoante as necessidades da equipa ajudam a uma melhor adaptação e, consequentemente, a um aumento da felicidade no trabalho. “Se cada equipa tiver a sua própria sala e puder organizá-la consoante o número de elementos ou necessidades da mesma, é possível organizar o espaço e gerir o tempo entre as reuniões dinâmicas e a concentração necessária para focar em um projeto importante”, lê-se ainda.

Zonas comuns e espaços de lazer

Os trabalhadores valorizam zonas comuns com muito espaço e com condições para as necessárias pausas ou mesmo para descontrair com os colegas. Ter uma copa com bastante espaço para as refeições pode ser benéfico e aumentar a satisfação no local de trabalho. A existência de locais de relaxamento ou de espaços extra de diversão poderá ajudar os colaboradores a relaxar e, ao mesmo tempo, “a utilizar esse tempo para analisar a melhor forma de resolver um determinado problema ou situação”.

Apostar na luz natural

Além das condições internas do escritório, é importante apostar na qualidade do ambiente natural exterior. Estudos recentes revelam que a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia.

Espaço ergonómico no local de trabalho

A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação fundamental. É por isso importante adaptar todo o mobiliário e as condições do local de trabalho tendo em conta a melhoria da vida do trabalhador.

Um escritório mais sustentável

“Uma empresa que implemente medidas amigas do meio ambiente pode contribuir para uma maior identificação dos colaboradores e, como consequência, garantir a sua lealdade à empresa”, refere a Pipedrive.