Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Teletrabalho: dicas práticas e soluções que ocupam pouco espaço em casa

Quando se tem um espaço grande, tudo fica mais fácil. Mas e se a casa não chega a ter 60 m2 e se vive com outras pessoas?

Unsplash
Unsplash
Autor: Lucía Martín (colaborador do idealista news)

A grande maioria das pessoas continua a trabalhar a partir de casa, por causa da pandemia. Um modelo que, de resto, veio para ficar, com muitas empresas a prepararem terreno para implementar uma solução de trabalho à distância e presencial alternada. Seja como for, aquele espaço que antes era “anedótico” ou pouco importante, tornou-se num elemento “fixo” da casa para teletrabalhar.

Quando se tem um espaço grande, tudo fica mais fácil. Mas e se a casa não chega a ter 60 m2 e se vive com outras pessoas? O espaço é muito mais limitado e, portanto, qualquer solução para o local de trabalho é bem-vinda.

Neste artigo deixamos-te algumas dicas para deixar o espaço onde trabalhas mais confortável. Tanto quanto possível, é importante colocar o computador num local bem iluminado, a uma altura adequada à vista e sobre um móvel funcional.

A mesa deve estar bem localizada e se possível perto de uma janela, mas nunca na parte detrás porque se fizeres isso irás sofrer com o reflexo no ecrã.

Unsplash
Unsplash

A melhor luz para trabalhar, voltamos a repetir, é a natural. Se não for possível, terás de socorrer-te de um candeeiro que possas direcionar para um ponto específico.

Arrumação: poderás precisar de uma mesa com algumas gavetas ou prateleiras para que tenhas espaço para arrumar todas as coisas.

Unsplash
Unsplash

Ter cuidado com a altura do ecrã é fundamental, sobretudo se não quiseres fazer visitas regulares ao fisioterapeuta. A postura é muito importante e o monitor deve estar ao nível dos olhos. Poderá ser benéfico colocar um suporte por baixo.

Unsplash
Unsplash

Uma boa cadeira é um investimento, portanto, deve confortável, ergonómica e desenhada para que se possa estar sentado durante por muito tempo.

E se não houver espaço para o computador? Uma alternativa é fixar uma prateleira dobrável na parede, por exemplo.

Unsplash
Unsplash