O Cais 5, novo edifício de escritórios na zona ribeirinha de Lisboa, está já quase totalmente ocupado. Com cerca de 6.000 metros quadrados (m2) distribuídos por sete pisos, o edifício foi alvo de uma remodelação, pelo atelier Contacto Atlântico, num projeto que ficou concluído no primeiro trimestre deste ano.
Este imóvel, situado na Rua Dom Luís I, destaca-se por ter linhas depuradas, retas e modernas, e pelos terraços com vistas panorâmicas sobre o Tejo e o casario de Lisboa, dotados de espaços desenhados para descanso e contemplação. Cada piso pode ser utilizado enquanto fração autónoma, podendo ser usado por várias empresas ou por apenas uma única, refere, em comunicado, o Contacto Atlântico.
Nos terraços dos pisos dois, seis e sere foram concebidos arranjos paisagísticos, através da integração de canteiros revestidos com diferentes espécies herbáceas vivazes, como subarbustos, trepadeiras e decumbentes. No piso dois, a forma recortada do terraço cria dinamismo e espaços de estadia, com canteiros ajardinados. No total, as áreas exteriores do Cais 5 chegam aos 1.100 m2.
Além dos exteriores, a Contacto Atlântico focou-se também na recuperação da fachada envidraçada do edifício, conferindo-lhe contemporaneidade. A sustentabilidade não foi esquecida neste projeto de reabilitação, tendo sido escolhidos materiais ecológicos, incluindo a instalação de painéis fotovoltaicos.
Os três pisos inferiores do Cais 5 são dedicados a estacionamento privativo, lê-se ainda na nota.
Citado no documento, André Caiado, fundador do atelier Contacto Atlântico, sublinha a “vital importância” deste tipo de projetos. “São trabalhos de reabilitação que permitem dar nova vida a edifícios que fazem parte da rede urbana; é devolvê-los à cidade de Lisboa. O Cais 5 é exemplo disso mesmo, um espaço destinado a receber diferentes escritórios e cuja ocupação sabemos estar agora quase completa. Existem cada vez mais exigências nos espaços de trabalho e acreditamos ter cumprido todos os requisitos”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta