Comentários: 2

A nova lei do arrendamento entrou em vigor há quase um ano e continua a gerar bastante polémica. O Conselho de Repúblicas considera que a nova legislação levou ao encerramento da República 5 de Outubro, em Coimbra, havendo mais sete repúblicas da cidade em risco de fechar.

Com mais de 40 anos de existência, a República 5 de Outubro vai fechar portas no final do mês, na sequência da renda ter aumentado – a 1 de agosto – de 12,5 para 764 euros. Uma subida de 6.012% que impossibilitou que os quatro estudantes da república conseguissem pagar a renda, saindo após três meses de incumprimento.

“Não houve sequer um tempo de reação”, disse à agência Lusa Micaela Silva, que esteve três anos na República 5 de Outubro. Segundo a estudante, a senhoria estipulou como renda o valor máximo permitido durante os cinco anos de adaptação da nova lei de arrendamento: um quinze avos do valor do imóvel.

De acordo com o Público, que cita um comunicado do Conselho de Repúblicas, as repúblicas de Coimbra estão “a sofrer a asfixia de uma lei cega e injusta”, não conseguindo fazer face a “aumentos de até 6.300%” nas rendas.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

22 Outubro 2013, 11:38

pagavam 12 euros?!?!?!!?! isto parece uma republica das bananas....

Joaquina
4 Novembro 2014, 18:29

Os "pseudo-estudantes" que ocupam estas republicas são os principais culpados da insustentabilidade financeira das republicas, da sua degradação infraestrutural e do afastamento da Universidade. Os oKupantes, dão-se ao esplendor de serem eles a escolherem quem pode morar numa republica e quem não pode. Os critérios são definidos pelos okupas. Estes, antes da admissão, perguntam quais as opções politicas e a posição perante a praxe académica. Curioso foi a posição das repúblicas quando os SASUC pediram uma inventariação das pessoas que okupam as republicas, para serem registadas informaticamente. Obviamente que disseram que não... A culpa é vossa! estragaram um património que era de todos. Há republicas que de modernizaram, fizeram obras e não passaram os anos todos a comer à pala do SASUC, a pagarem rendes, a responsabilizar os que lá moravam, a captar novos estudantes, independentemente, das suas posições politicas ou "praxisticas". É uma vergonha o que vocês okupas fizeram com uma parte bonita da história de ser estudante em Coimbra.

Para poder comentar deves entrar na tua conta