A rede social mais famosa do planeta, o Facebook, celebra esta terça-feira 10 anos. Aquela que é a maior rede social do mundo conta já com mais de mil milhões de utilizadores ativos, e é considerada como uma das empresas mais valiosas do planeta. O aniversário é assinalado na imprensa de todo o mundo que não só faz uma retrospectiva da rede social como se questiona sobre qual será o seu futuro.
A secção de tecnologia do portal brasileiro Terra conta hoje, passo a passo, a evolução do Facebook desde 2004. Já o jornal espanhol El Mundo, afirma que o"Facebook quer ser um jornal", dando destaque à mais recente aplicação da rede social, o Paper, uma ferramenta que permite agregar, organizar e partilhar notícias.
Nos EUA o New York Times pergunta aos leitores "Como é que o Facebook transformou a sua vida" e pede-lhes que enviem os seus comentários e experiências para o jornal. Já a revista Time dá destaque à nova abordagem do Facebook que quer conquistar utilizadores através do telemóvel.
Em Inglaterra, o The Guardian, escreve "From college dorm to 1,23 bilion users" (Do dormitório da universidade para 1,23 mil milhões de utilizadores), e faz uma análise dos 10 anos do Facebook, terminando com a pergunta "E nos próximos 10 anos? Em 2024 Zuckerberg nem sequer terá 40".
Na imprensa portuguesa, o jornal Público diz que a rede social é hoje um pouco como "o café da esquina" e apresenta um gráfico que demonstra, em percentagem, a quantidade de utilizadores portugueses das várias redes sociais.
Segundo o Jornal de Negócios, que cita dados da consultora eMarketer, os Estados Unidos são o país com o maior número de utilizadores (146,8 milhões no final de 2013), seguido pela Índia (84,9 milhões), Brasil (61,2 milhões) e Indonésia (60,5 milhões).
Para poder comentar deves entrar na tua conta