Comentários: 0
Obras públicas: relatório dos 30 projetos prioritários com 400 sugestões de cidadãos

O Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA), cujo relatório prevê um total de 30 projetos públicos prioritários para os próximos seis anos (até 2020) – 18 no setor marítimo, oito no ferroviário, dois no rodoviário e outros dois no aeroportuário –, recebeu quase 400 sugestões de cidadãos.

De acordo com o jornal Construir, que se apoia num comunicado do GTIEVA, o referido relatório, que esteve em discussão pública entre 11 de fevereiro e 31 de março, recebeu 165 apreciações – com várias sugestões – no site do GTIEVA e outras 224 nos gabinetes do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, e do presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho, que também é presidente e porta-voz do GTIEVA.

O relatório foi alvo de cinco debates públicos nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional, em Coimbra, Porto, Faro, Évora e Lisboa, que tiveram a participação, ao todo, de cerca de 1.200 pessoas.

De referir que o relatório elege 30 empreendimentos públicos para os próximos seis anos, num investimento global superior a cinco mil milhões de euros. Clica aqui e fica a saber onde estão localizados e no que consistem os 30 projetos prioritários.  

O secretário de estado Sérgio Monteiro tem afirmado que o processo de decisão só decorreria após a conclusão do processo de consulta pública, admitindo introduzir alterações na lista preliminar de investimentos a concretizar até 2020, com recurso preferencial aos fundos comunitários. O relatório terá de ser apresentado em Bruxelas para concorrer a fundos comunitários para os investimentos

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta