No terceiro trimestre de 2014, o número de edifícios licenciados diminuiu 6,1% face ao período homólogo, uma variação superior face à verificada no segundo trimestre (-4,5%). Segundo o INE, também se registou uma variação homóloga negativa no número de edifícios concluídos, nesta caso de 42% – no segundo trimestre a quebra homóloga tinha sido de -35,4%.
Construção: edifícios licenciados e concluídos caem 22,7% e 11% num ano
Estão a ser licenciadas e construídas menos obras. Em 2013, o “número de edifícios licenciados em Portugal diminuiu 22,7% face ao ano anterior (-17% em 2012), tendo sido licenciados 16.253 edifícios”. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “o número de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar diminuiu 35,2%” num ano, “fixando-se em 7.286 fogos (-35,1% em 2012)”.
Número de edifícios licenciados caiu 4,1% face a 2013
No primeiro trimestre de 2014, os edifícios licenciados diminuíram 4,1% face ao período homólogo, totalizando 4.000 edifícios. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no último trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, a variação tinha sido ainda mais negativa (-15,9%).
edifícios licenciados caem 18% num ano (gráficos)
o sector da construção e do imobiliário tem sido um dos mais afectados pela crise, o que é possível comprovar com números. ainda assim, e de acordo com o instituto nacional de estatística (ine), no segundo trimestre do ano, “os edifícios licenciados diminuíram 18%” face ao período homólogo, um valor ligeiramente inferior ao verificado no primeiros três meses do ano, quando a queda tinha sido de 22,9%
Atrasos nos apoios à renda: ministro defende IHRU e desvaloriza queixas
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, saiu esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) em defesa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e desvalorizou as queixas que têm surgido face aos atrasos nos apoios à renda.
“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos
“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença,
Governo quer reforçar programa E-Lar com 50 milhões de euros
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, explicou no Parlamento que o Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa E-Lar de 50 milhoes de euros, visto que a dotação inicial foi gasta em poucos dias.
Governo madeirense propõe liberalização do mercado de arrendamento
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, que, a par da construção pública, é fundamental “liberalizar” o mercado de arrendamento para combater a crise na habitação, mas alertou para a “legislação grotesca” que bloqueia o setor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta