Comentários: 0
Valor patrimonial tributário dos prédios subiu 34% após reavaliação de imóveis
GTRES

Cinco anos depois, e com uma reavaliação geral pelo meio, o preço dos prédios para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aumentou 34%. Portugal tem agora um parque imobiliário urbano que é avaliado pelo Fisco em 519,6 mil milhões de euros, quase três vezes o valor da riqueza gerada anualmente no país. Em média, o valor base de cada imóvel subiu para 64.000 euros, o que teve reflexo na receita dos municípios, que disparou.

Segundo o Jornal de Negócios, depois de ter ficado vários anos sem atualizar as estatísticas de IMI, em novembro, a Autoridade Tributária (AT) avançou com a divulgação sumária de alguns dados referentes ao ano de 2014. Não há informações por município nem comparações com o período imediatamente anterior ao da reavaliação geral do valor dos imóveis (ocorrida sobretudo em 2012 e 2013), mas a partir das últimas estatísticas que estavam disponibilizadas no portal das Finanças (referentes ao ano de 2009) pode tirar-se algumas conclusões.

No final do ano passado, por exemplo, Portugal tinha oito milhões de prédios urbanos no valor global de 519.6 mil milhões de euros. E em cinco anos o número de prédios aumentou em cerca de 200 mil (0,25% apenas), mas o seu valor patrimonial tributário cresceu 34%, um movimento que se deve sobretudo à reavaliação geral levada a cabo em 2012 e 2013 a cerca de cinco milhões de casas, escreve a publicação.

De referir, no entanto, que o mercado imobiliário não se valorizou neste período. Com o índice de preços da habitação do Instituto Nacional de Estatística (INE) a concluir que houve uma desvalorização de cerca de 10% entre 2009 e 2014. Enquanto em 2009 o valor de uma casa por reavaliar rondava os 27.000 euros, em média, cada prédio está agora avaliado em 64.000 euros, tendo o número de isenções baixado 28%. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade