Comentários: 0
Lisboa: casas no centro histórico valorizaram 22,3% em 2015
GTRES

É cada vez mais caro comprar casa no centro histórico de Lisboa. Segundo o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, um indicador que tem como objetivo monitorizar os preços do imobiliário nas três freguesias centrais da capital, Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, os imóveis situados nessas três zonas valorizaram 22,3% em 2015.

De acordo com a Confidencial Imobiliário (Ci), que desenvolveu este índice – foi apresentado segunda-feira (dia 4), na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa –, “os dados apurados são inequívocos”. “O Centro Histórico de Lisboa é o mercado com o maior registo de valorização em 2015, traduzindo a forte procura de que tem sido alvo nos últimos anos”, explica a Ci em comunicado.

“Esse mercado já tinha observado um comportamento positivo entre 2008 e o começo de 2010, valorizando 12,5%. Contudo, acabou por ser afetado pela crise financeira, que implicou uma desvalorização do mesmo em 8%. O ano 2013 marcou o começo da recuperação, logo com uma valorização de 12,5%. Seguiu-se um ano de estabilização, com uma queda de 1,3% em 2014 para, finalmente, em 2015, o mercado assumir o potencial de valor que toda a procura lhe vinha imprimindo, valorizando 22,3%. O comportamento dos preços está fortemente ancorado no crescimento da procura comercial e turística e na elevada dinâmica de reabilitação urbana dos últimos anos, que necessariamente contagiam todo o território e potenciam o valor de todos os imóveis na zona”, lê-se na nota.

O Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa resulta do tratamento da informação sobre transações que é reportada pelos proprietários à Câmara Municipal de Lisboa, viabilizado pelo protocolo de colaboração estabelecido entre a Ci e a autarquia. A sua criação visa conhecer a dinâmica de valorização dos imóveis do centro histórico da capital e medir o impacto das políticas públicas de reabilitação urbana. De referir que o índice passará a ser atualizado semestralmente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade