Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Porto: Imobiliário do centro histórico valorizou 17,1% em 2015

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

O mercado imobiliário do Centro Histórico do Porto teve em 2015 o melhor desempenho dos últimos anos, tendo valorizado 17,1% face a 2014. Este é, de resto, o quarto ano consecutivo de valorizações anuais acima de 10%. Em causa estão dados que constam no Índice de Preços do Centro Histórico do Porto, produzido pela Confidencial Imobiliário (Ci).

“O Centro Histórico do Porto tem sido alvo de um crescente interesse por parte dos investidores, sendo reconhecidamente um destino turístico com cada vez mais notoriedade internacional. Esse registo beneficia do investimento em reabilitação que tem sido levado a cabo, o qual tem sido, ao mesmo tempo, catalisador de um aumento desse mesmo investimento”, lê-se num comunicado da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e da Ci.  

Segundo o mesmo, há mais investimento privado no centro da Invicta e há cada vez mais projetos de reabilitação a ganhar vida. “A emissão de licenças ou comunicações prévias relativas projetos de reabilitação passou de 14 alvarás em 2012 para 74 em 2015. Após duplicar anualmente entre 2012 e 2014, o número de novos projetos lançados cresceu 23% em 2015. São desse ano 42% do total de 176 alvarás de obra emitidos no período em análise”.

No que diz respeito ao número de transações realizadas no ano passado, foram feitas 169 num total de 35,9 milhões de euros, mais 55% e 87% que em 2014, respetivamente.

BE quer que autarquia reabilite os imóveis mas que não os venda

Entretanto, a Coordenadora Concelhia do BE apelou a uma mudança de política camarária que privilegie a reabilitação dos imóveis municipais no centro dá cidade e não a sua alienação. O BE acusa os anteriores executivos camarários liderados por PSD (Rui Rio) e CDS-PP de “durante mais de uma década” terem “desrespeitado os moradores e abandonado o Centro Histórico”.

Nesse sentido, e “tendo em conta o agravamento da situação”, o BE vai promover um debate esta semana intitulado “O turismo vai estragar o Centro Histórico do Porto?”. “É revoltante ver que o coração da cidade do Porto continua deliberadamente abandonado 'à mão invisível do mercado'", refere em comunicado a Coordenadora Concelhia do BE, citado pelo Jornal de Notícias.

Segundo os bloquistas, “a especulação imobiliária e a consequente expulsão de muitos moradores do Centro Histórico colocam cada vez mais em risco a sua classificação como Património Mundial da Humanidade”.