Comentários: 0

O mercado imobiliário dá sinais de estar, cada vez mais, a viver melhores dias em Portugal. As vendas de casas subiram em junho ao ritmo mais elevado desde setembro passado, um pouco por todo o país, com destaque para as regiões de Lisboa, Porto e Algarve. Ao mesmo tempo, também os preços continuam a subir, aumentando pelo 19º mês consecutivo, em junho.

Segundo o inquérito mensal Portuguese Housing Market Survey (PHMS), produzido pela Confidencial Imobiliário (Ci) e pelo RICS, as expetativas apontam para que as vendas cresçam ainda mais ao longo do próximo trimestre em todas as regiões. E os inquiridos antecipam ainda um aumento de 3% no preço das casas a nível nacional nos próximos 12 meses. Segmentando por região, o Algarve é o mercado onde se espera que os preços cresçam de forma mais acelerada (4%), seguindo-se Lisboa (3%) e o Porto (1,5%).  

Investidores estrangeiros alimentam retoma

Para o diretor da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, citado em comunicado, “os mediadores continuam a afirmar que a procura internacional se mantém como o principal fator para suportar as suas expetativas"

O responsável salienta que a procura está "particularmente a impulsionar a região de Lisboa (incluindo o próprio concelho de Lisboa). Contudo, outras localizações estão a começar a aparecer nos radares dos investidores estrangeiros, o que vai permitir que surjam mais oportunidades noutros locais”  

E o mercado de arrendamento?

O PHMS de junho evidencia que a procura de casas para arrendar aumentou uma vez mais, ao mesmo tempo que a colocação de imóveis em oferta caiu de forma abrupta. Esta é uma tendência que tem sido recorrente na maior parte do ano passado, e que tem resultado numa subida de rendas, que deverão continuar em rota ascendente nos próximos meses.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta