O Governo Regional anunciou, sábado, a construção de 30 casas para as vítimas dos fogos. As obras começa em fevereiro do próximo ano. Apesar de avançar para já sozinho no projeto, Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, está a contar com o dinheiro do Governo do continente, disse o responsável citado pela Sic Notícias.
Entretanto, na sexta-feira (dia 19), os deputados do PCP na Assembleia da Madeira entregaram três propostas legislativas com medidas para dar resposta aos problemas habitacionais agravados com os incêndios que deflagraram na ilha.
Um outro projeto de resolução sublinha “a necessidade de fortes meios financeiros para concretizar esse programa, o que devia justificar um orçamento retificativo”, e a terceira iniciativa (um projeto de decreto legislativo regional) propõe a criação de um plano regional de habitação, escreve a Lusa.
Edgar Silva, antigo candidato do PCP às Presidenciais e deputado do partido, salientou que os fogos que ocorreram na segunda semana de agosto na Madeira “provocaram uma catástrofe de grande dimensão”, pelo que é preciso “uma forte mobilização de meios”. “Não podemos permitir que os apoios, que são urgentes mobilizar para resolver os atuais problemas de habitação, anulem a numerosa lista de espera que corresponde a milhares de dramas de gente que desespera por uma habitação social”, disse.
Nesse sentido, o PCP “defende a criação de um programa emergencial que não suspenda nem anule outros compromissos, outros programas e outras soluções habitacionais que precisam de ter resposta”, adiantou o responsável, acrescentando que há 3.500 famílias em lista de espera para ter uma habitação no Funchal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta