Comentários: 0
Lisboa lança programa de renda acessível em parceria com investidores privados
idealista/news

A Câmara Municipal de Lisboa vai lançar um Programa Renda Acessível (PRA), no âmbito do qual serão construídos entre 5 e 7 mil fogos de tipologias T0, T1 e T2 e com rendas entre os 250 e os 450 euros. Apresentado esta sexta-feira aos profissionais do setor imobiliário e investidores no Salão Imobiliário de Lisboa, o PRA destina-se à classe média, sobretudo jovens.

O PRA, tal como contou a vereadora de Habitação  e Desenvolvimento Local da CML ao idealista/news, "visa a regeneração urbana e o rejuvenescimento da cidade e será desenvolvido em 15 locais da cidade", explicando Paula Marques que  "os parceiros privados / investidores no projeto deverão assumir a construção, arrendamento e gestão das habitações com rendas acessíveis dirigidas à classe média"

No SIL será feita uma apresentação sobre a proposta de linhas gerais deste programa e a recolha de dúvidas e ideias dos agentes do setor imobiliário sobre o modelo de negócio e localizações previstas.

Esta sessão será conduzida pela vereadora da Habitação e o Modelo de Negócio será apresentado pelo gestor de Projeto, Ricardo Veludo, abordando matérias como: Quem faz o quê, Proposta de valor, Modelos jurídicos de parceria, Procedimentos, ​Áreas de intervenção e respetivos dados.

Como funciona o PRA

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza terrenos ou edifícios seus e financia a urbanização e equipamentos de apoio, como creches ou escolas. Por concurso público, a autarquia selecionará depois os concessionários que vão construir os fogos. Uma parte das casas poderá ser vendida. O município mantém a propriedade dos terrenos e recuperará as casas alugadas no fim do prazo da concessão, que rondará os 35 anos. 

Os rendimentos deste investimento resultam das rendas acessíveis, das rendas comerciais também previstas nos projetos e da propriedade plena de uma ou mais parcelas de terreno municipal.

Podem candidatar-se todas as pessoas que não sejam proprietárias e tenham rendimentos brutos entre 7500 e 40 mil euros por ano, por agregado familiar.

No total, o PRA abrange 15 áreas de intervenção, entre as quais estão a Av.Marechal F.Costa Gomes, Restelo, Alto da Ajuda e Bairro das Laranjeiras.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade