Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Em que zona do país se vive com mais qualidade ?

Autor: Redação

É no Interior do país que se consegue ter uma maior qualidade de vida em Portugal. Os concelhos desta região registam as melhores classificações a vários níveis, como a amplitude térmica, as taxas de mortalidade infantil e criminalidade, equipamentos de saúde ou cultura per capita, entre outros. A lista elaborada pela Marktest é encabeçada pelo município de Castelo de Vide, com um resultado de 16.9, numa escala de 1 a 20. No extremo oposto da tabela está Felgueiras, com um rating de 5.5.

É também no distrito de Portalegre, que segundo os ratings da Marktest, se encontram os melhores concelhos para viver, além de Castelo de Vide. Em segundo lugar surge Sousel, seguido de Fronteira, Alter do Chão e Marvão, que obtêm entre 15.8 e 16.2 pontos deste rating.

Em contrapartida Palmela, Lousada, Paredes e Benavente estão entre os piores classificados, com resultados que não excedem um rating de 6.1.

O rating de qualidade de vida, tal como explica a Marktest, "é composto por 13 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país" e os dados estão disponíveis numa nova aplicação web.