Comentários: 1
Há espaço para arrendamento tradicional e de curta duração em Lisboa, dizem proprietários
idealista/news

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) considera que “há uma grande contrainformação” relativamente ao Alojamento Local (AL). Para Luís Menezes Leitão, o AL é apenas “um problema em dois bairros de Lisboa e um no Porto”.

Segundo o responsável, “o que existe é receio de colocar os imóveis no mercado de arrendamento [tradicional e temporário], o que se deve em grande parte” às medidas propostas pelo Governo e que estão em discussão no Parlamento. 

“O AL não tem o impacto que se tem referido e até tem sido muito útil por causa da reabilitação urbana. Quando comparamos os 35.000 registos de AL existentes com os mais de 700.000 arrendamentos tradicionais percebemos que são universos sem comparação. Este ataque ao AL é mais um prejuízo que se criou. Houve pessoas que investiram para colocar este tipo de estabelecimento a funcionar fizeram um investimento e de repente o Governo retira-lhes o retorno. É insustentável um país funcionar assim e afeta o investimento estrangeiro”, referiu Luís Menezes Leitão, à margem da participação no 4º Seminário Imojuris, que teve como tema “Mercado de Arrendamento – Perspetivas para 2017”. 

O líder da ALP adiantou que o grande problema que se está a fazer na escolha entre o arrendamento tradicional e o de curta duração não é apenas fiscal, salientando que o principal problema está relacionado com o constrangimento relativamente ao despejo do inquilino no caso de falta de pagamento, que não existe no AL: “Claro que o AL tem não só uma tributação que parece conveniente como tem tido muito mais rendimento. Para aproximar os dois devia-se baixar a tributação do arrendamento tradicional, porque a taxa de 28% é mais de um quarto do ano que é entregue ao Estado. Era muito mais adequado que o Governo em vez de subir a tributação do AL baixasse a tributação do arrendamento tradicional, mas não há notícias nesse sentido”. 

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Manuel
25 Novembro 2016, 16:10

Exmo Sr. Luís Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, a sua posição parece-me contraditória ao que já tinha dito anteriormente....

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade