Comentários: 0
Proposta para baixar IRS a senhorios é “impraticável”, alertam proprietários
GTRES

Os proprietários consideram que a medida que está a ser estudada pelo Governo para reduzir a taxa de IRS aos senhorios é “absolutamente impraticável” e contestam a ideia que a mesma contemple apenas contratos de arrendamento de longa duração.

“Lamentamos profundamente que se estejam a fazer estas propostas e não se ponha de pé, por exemplo, uma coisa que está na lei já desde 2012 que é o seguro de renda”, disse o presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques.

Citado pela Lusa, o responsável referiu ser “inviável” a celebração de contratos de longa duração, devido ao “grande problema” do incumprimento no pagamento da renda.

Uma opinião, de resto, partilhada pelo presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Luís Menezes Leitão. “Fazer arrendamentos a dez anos é absolutamente impraticável”, adiantou, salientando que a medida de reduzir a taxa de IRS aos senhorios não terá eficácia.

Já o presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), Romão Lavadinho, manifestou-se a favor da ideia de baixar a taxa de IRS aos senhorios, mas defendeu que “é dispensável ser o arrendamento por um mínimo de 10 anos”.

Para o presidente da ANP, “é preciso fazer alterações na lei”, mas têm de ser alterações que se complementem umas às outras. “Em vez de estarem com esses lançamentos de foguetes, porque é que, pura e simplesmente, não põem de pé o seguro de renda. Se puserem de pé o seguro de renda, isso dá garantias ao proprietário e não vão faltar casas para arrendar”, alertou.

Do lado dos arrendatários, Romão Lavadinho defendeu, como forma de dinamizar o mercado de arrendamento, que a taxa de IRS aplicada aos senhorios deveria ser no máximo de 15%, sendo que atualmente é de 28%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade