Comentários: 0
...E quanto custa tirar um curso em Lisboa? E no Porto?
The Stocks

O ano letivo está a começar e eis que é chegado o momento de partir à aventura, quiçá, para outra cidade. Provavelmente já sabes o curso e universidade em que ficaste colocado. A azáfama na procura de casa já começou e as contas que precisam de ser feitas para determinar os custos que vais ter, também. Queremos dar uma ajuda e mostrar-te quanto custa viver em Lisboa e no Porto

Se ficares pela capital, Lisboa, fica a saber que o custo médio de vida é de 601 euros, ao passo que se rumares para norte, até ao Porto, precisarás de pelo menos 498 euros todos os meses, segundo dados da Uniplaces, que analisou qual o orçamento médio necessário para viveres e estudares nas duas maiores cidades do país. 

No mesmo estudo, a plataforma online para alojamento de estudantes universitários também avaliou os custos fora de Portugal, concluindo que as cidades mais caras para estudar na Europa são Londres, Paris, Milão e Munique. Já as cidades de Praga e Budapeste apresentam um orçamento médio mais simpático, tendo sido eleitas como as mais baratas para viver e estudar. 

Para que saibas, e te vás preparando, estes são os custos básicos que terás ao nível do alojamento, transporte e alimentação na vida universitária que se aproxima:

Alojamento

Os custos com o alojamento são os mais elevados, de tal forma que a partilha de casa será a opção mais econónima para ti. Em Lisboa, um quarto custa em média 364 euros por mês e, no Porto, o custo médio é de 272 euros. A Uniplaces apurou que "para um estudante com um orçamento médio mensal de 500 euros, o arrendamento de um quarto representa assim 73% do orçamento, em Lisboa, e 54% do orçamento, na cidade do Porto".

Alimentação

Os custos com a alimentação não fogem à regra, representando um dos principais gastos que terás se fores estudar para outra cidade, mas neste item os valores entre cidades são mais equilibrados. Tendo em conta o valor médio de uma refeição num restaurante de baixo custo e os gastos em supermercados, precisarás de 210 euros para suportar os custos de alimentação em Lisboa e de 204 euros para enfrentar os gastos no Porto.

Transporte

De acordo com a Uniplaces, as despesas com os transportes representam o menor dos três custos analisados. O passe mensal em Lisboa, para deslocações no centro da cidade, tem um valor médio de 27 euros, sendo que na cidade do Porto o custo é de 22 euros mensais. De referir que estes valores já incluem o desconto de 25% aplicável a estudantes. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta