
Líderes do saber: os países com maiores níveis educacionais
A prosperidade de um país está frequentemente ligada ao nível de educação da sua população em idade ativa. Quanto mais elevado for o nível de educação, maior será a capacidade de produtividade, inovação e maior apoio ao crescimento económico do país. O gráfico de um estudo de 2023 da CBRE Research mostra os países com as populações mais instruídas, medido tanto pelo número como pela proporção de adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos com um diploma universitário ou superior.

Portugal na mira para abrir polo da Universidade Internacional do Espaço
A Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla inglesa) é a única instituição de ensino superior dedicada à educação espacial no mundo. E, agora, está à procura de parcerias para abrir novos polos no globo, nomeadamente no norte de Portugal.

Casas novas perto das melhores universidades
Com o início de mais um ano letivo, muitos estudantes e professores se deparam com o inconveniente de ter de fazer grandes deslocações todos os dias até chegar à universidade, ou optar por arrendar casa por valores elevados ou arrendar um quarto e dividir o resto da habitação com mais pessoas, sem a

Residência de estudantes nasce em Lisboa – investimento de 35 milhões
O imobiliário português parece continuar a estar na mira dos investidores estrangeiros, apesar de vários players do setor afirmarem que o país poderá estar a perder atratividade. Uma ideia que ganha força com a aquisição de um imóvel residencial em Lisboa, nas Olaias, por parte da M&G Real Estate. A gestora global de investimentos imobiliários, de origem britânica, vai investir 35 milhões de euros na construção de uma residência para estudantes.

Ensino superior: Governo reforça apoios no alojamento e nas bolsas
O novo ano letivo 2023/24 vai arrancar em setembro. E, para ajudar os estudantes do ensino superior, o Governo reforçou os apoios, quer ao nível das bolsas de estudo, quer ao nível do alojamento destinado a universitários deslocados. Uma das novidades é que, pela primeira vez, as bolsas de estudo vão ser atribuídas na fase de colocação dos candidatos no ensino superior. Ao nível do alojamento para estudantes, o Executivo socialista vai aumentar os complementos de alojamento face ao ano letivo anterior. Explicamos tudo.

Universitários vão receber até 288 euros por mês para pagar casa
Os estudantes universitários sem bolsa, mas de famílias com baixos rendimentos, também vão receber apoio para o alojamento, que poderá chegar aos 288 euros por mês, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). O Governo antecipa que a solução deverá beneficiar 15 mil estudantes, no total de 43 milhões de euros.

Quartos para estudantes: preços mais altos e menos oferta - porquê?
Inicia-se um novo ciclo na vida dos novos estudantes universitários com o arranque do ano letivo 2022/23. Só na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram colocados 49.806 novos alunos.

Há em Portugal mais licenciados que na média da UE
Em 2021, 41% da população da União Europeia (UE) com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos tinha concluído o ensino superior. A lista é liderada pelo Luxemburgo, país que tem mais de 60% da população licenciada, o mesmo acontecendo com a Irlanda. Portugal surge na 12ª posição, tendo mais de 45% da população com o ensino superior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Quartos para estudantes: 5 dicas de decoração infalíveis
Setembro é sinónimo de regresso às aulas. Para alguns estudantes, é hora de rumar a outras paragens para frequentar a universidade. Este ano, e dos mais de 64 mil candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, cerca de 49 mil foram já colocados na primeira fase.

Empreendimentos turísticos e espaços de AL voltam a ter estudantes
Os empreendimentos turísticos e os estabelecimentos de Alojamento Local (AL) podem voltar a receber estudantes do ensino superior deslocados, no âmbito do acordo que prevê a disponibilização de camas a preços mais acessíveis.

Camas pensadas para alojamento estudantil vão ser permutadas por casas de rendas acessíveis
Algumas das camas que estavam pensadas para alojamento estudantil vão ser permutadas por casas que fazem parte do programa de arrendamento a preços acessíveis, revelou esta quarta-feira (7 de outubro de 2020) o secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Em causa estão quase 2.500 camas, que estavam na lista para serem recuperadas para estudantes do ensino superior mas, depois de avaliadas, foram consideradas "inviáveis".

Mais investimento a caminho de Carcavelos: Campus da Nova acolhe pólo de Medicina
Carcavelos está prestes a protagonizar uma nova onda de investimento, gerada a partir do mundo universitário. Depois da Nova School of Business and Economics (SBE), o campus - localizado no concelho de Cascais (nos arredores de Lisboa) - também terá um pólo de Medicina. O projeto está previsto para avançar ainda este ano e prevê a criação de equipamentos modernos para o ensino nesta área, entre os quais vários laboratórios e também mais alojamento e residências universitárias.

Governo quer ajustar apoio aos estudantes universitários consoante as rendas locais
O Governo está a pensar acabar com o valor fixo de complemento de alojamento para estudantes do ensino superior, e adequá-lo consoante os valores médios das rendas praticadas na zona onde estudam. Atualmente, o apoio ronda os 170 euros independentemente da cidade.
30 imóveis para estudantes prestes a ser recuperados pelo Governo
Os estudantes universitários a viver longe de casa - que atualmente enfrentam um cenário de subida de preços nas casas e quartos para arrendar generalizada a nível nacional, ainda que mais forte em Lisboa - vão contar com um total de mais 1.500 camas. O Governo acaba de anunciar que vai recuperar perto de 30 imóveis para alojamento em várias instituições universitárias do país.
Portugal continua a ter doutorados a menos e em situação laboral precária, alerta a OCDE
Portugal continua a ter doutorados a menos, sobretudo nas empresas, e em situação laboral precária e desperdiça dinheiros públicos escassos ao financiar bolsas de doutoramento sem priorizar áreas de investigação onde essa formação faz falta.

...E quanto custa tirar um curso em Lisboa? E no Porto?
O ano letivo está a começar e eis que é chegado o momento de partir à aventura, quiçá, para outra cidade. Provavelmente já sabes o curso e universidade em que ficaste colocado. A azáfama na procura de casa já começou e as contas que precisam de ser feitas para determinar os custos que vais ter, também. Queremos dar uma ajuda e mostrar-te quanto custa viver em Lisboa e no Porto.
Sabias que há cinco universidades portuguesas entre as melhores do mundo?
Portugal volta a figurar entre as melhores universidades do mundo. Desta vez, há cinco estabelecimentos de ensino superior nacionais no ranking de Xangai, sendo que a Universidade de Lisboa continua a ser a instituição de ensino superior mais bem classificada na mais antiga listagem mundial de universidades. Nenhuma outra muda de posição face ao ranking do ano passado.

Arrendar casa a estudantes, um negócio em crescimento
Está a aumentar a procura de casas para arrendar para estudantes universitários, sobretudo em cidades como Lisboa e Porto e outras zonas do país onde há muita concentração de universidades, como Coimbra e Braga.

rumores
elevado número de entradas no ensino superior público ameaça privado: os indicadores, revelados na madrugada deste domingo, revelam que cerca de 93% dos alunos conseguiram um lugar no ensino superior e 60% foram colocados no curso que queriam.

rumores
governo e sindicatos sem acordo sobre cortes nas reformas: o distanciamento entre sindicatos e governo na convergência das pensões do sector público com o privado não dá sinais de abrandar, pelo que não parece haver acordo à vista.

rumores
mais de 230 cursos podem não abrir no próximo ano: há 235 cursos em risco de não abrir vagas no próximo ano lectivo, uma vez que o ministério da educação vai impedir que os cursos que tenham tido menos de dez alunos colocados nos últimos dois anos lectivos abram vagas para o concurso de acesso ao en

cursos com mais desemprego abrem mais vagas
a corrida ao ensino superior público começa esta segunda-feira com a abertura do concurso nacional de acesso.

familias gastam mais 60% que o estado com ensino superior
em média, no ano passado, o custo anual de um aluno do ensino superior era de 6.624 euros, um aumento de 8,1% em relação ao ano letivo de 2004/2005.

plano de redução de funcionários públicos conhecido até final do mês
todos os ministérios, menos o da área do ensino superior, têm de apresentar, até final do mês, ao ministro das finanças vítor gaspar um plano estratégico de redução de trabalhadores da administração pública.
universidades portuguesas entre as mais baratas da ocde
portugal está entre os países da ocde com um dos menores custos médios por aluno do ensino superior, um total de 7.300 euros, revelou ontem o relatório anual "perspectivas da educação", da organização para a cooperação e o de-senvolvimento económico.