Comentários: 0
Fogos de outubro destruíram seis empreendimentos e atingiram 59 municípios
GTRES

Os incêndios de 15 de outubro consumiram vários concelhos na região centro – mais propriamente 59 –, deixando um rasto de destruição que afetou diversas atividades económicas. Num primeiro balanço dos estragos, o Turismo do Centro identificou 115 empreendimentos afetados pelas chamas, dos quais pelos menos seis ficaram completamente destruídos.

Além dos empreendimentos afetados, existem ainda outros 77 estabelecimentos que, por causa dos incêndios, estão a enfrentar o cancelamento de reservas, escreve o Dinheiro Vivo. Segundo a publicação, que se apoia em dados do Turismo do Centro, entre os espaços afetados estão estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, um parque de campismo e um campo golfe.

As contas ainda não estão fechadas, mas sabe-se que existem 42 percursos pedestres ou de bicicleta com danos graves, nomeadamente os percursos de Vila de Rei, Fundão, Grande Rota do Zêzere ou o Percurso da Lagoa do Mira. O Turismo do Centro está a levar a cabo um levantamento detalhado da situação no setor e só depois revelará uma estimativa dos prejuízos materiais e dos postos de trabalho em risco.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 45 mortos, cerca de 70 feridos e queimaram mais de 200 mil hectares, o equivalente a quatro vezes a área ardida no grande incêndio de Pedrógão. No total do ano, já arderam 504 mil hectares de terra em Portugal o que, a confirmar-se no terreno, será o pior ano de sempre em área ardida.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta