Comentários: 0

Quem se pode candidatar ao programa Primeiro Direito? As famílias com rendimentos médios mensais até 1.715 euros. Ainda assim, os apoios não serão iguais para todos. Serão tanto maiores quanto mais carenciada for a família.

Este novo instrumento, incluído no pacote legislativo apresentado pelo Governo, é dirigido às famílias mais carenciadas que vivem em situações habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional no mercado. A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, disse, em entrevista à TSF/Dinheiro Vivo, que os apoios vão variar em função de dois fatores: o rendimento e a dimensão do agregado.

Existe um teto máximo para aderir ao programa. O rendimento máximo é quatro vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais, que nesta altura é de 428, 90 euros. Ou seja, não pode ultrapassar os 1.715 euros. Quanto mais o rendimento se aproximar do teto máximo – os 1.715 euros –, menor será o valor da ajuda. Ainda assim, há um fator de correção pela dimensão do agregado familiar. Quer isto dizer que se uma família tiver mais dependentes a cargo, vai ter mais apoio. Um casal sem filhos e rendimento de 1.200 euros mensais será menos apoiado que um casal de igual rendimento mas que tenha um filho, conforme podes ver nesta tabela, a que a TSF teve acesso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade