Comentários: 0

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prevê investir quase 37 milhões de euros em habitação no próximo ano, além dos cerca de 100 milhões em valor patrimonial para casas destinadas ao Programa de Renda Acessível. Até 2021, e segundo os dados do vereador da Finanças, João Paulo Saraiva, a autarquia prevê um investimento total de 282,1 milhões de euros em habitação, compreendendo a construção de novas habitações, a reabilitação e a manutenção.

Os números foram avançados esta semana, na apresentação do orçamento da autarquia para 2019. A CML tem 1,38 mil milhões de euros para o próximo ano, mais 8,3% do que no ano anterior. Este é, de resto, e segundo o vereador das Finanças, “um dos maiores orçamentos de sempre do município”, escreve a Lusa.   

João Paulo Saraiva adiantou que o investimento previsto em 2019 na habitação será de 36,9 milhões de euros, aos quais se juntam 99,7 milhões de euros em valor patrimonial de imóveis (terrenos e fogos), destinados ao Programa Renda Acessível, e por isso “sem expressão no orçamento”.

Hub do Beato vai custar mais, mas merece a pena

O Renda Acessível é um programa que prevê parcerias do município com o setor privado para o mercado de arrendamento a preços inferiores aos praticados pelo mercado. Até 2021, a autarquia prevê um investimento total em valor patrimonial de 316,2 milhões de euros de ativos, em terrenos e fogos.

No orçamento para o próximo ano destaca-se ainda o investimento destinado ao Hub Creativo do Beato, que vai custar mais 15,2 milhões de euros que no ano passado, no total de 20,3 milhões. O vereador das Finanças explicou que em 2019 concluir-se-á “o processo de aquisição definitiva” das antigas instalações da Manutenção Militar, que justifica estes valores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade