Comentários: 0
Misericórdia junta-se à Federação Académica para alargar oferta de residências no Porto
SCMP

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) assina esta quinta-feira de manhã, (no edifício da rua Barão de Nova Sintra), um protocolo com a Federação Académica do Porto (FAP) destinado a dinamizar e alargar o programa de residências universitárias. A Misericórida vai contar um parceiro financeiro para apoiar o projeto de desenvolvimento um campus de residências universitárias e serviços, na zona da Universidade Lusíada.

António Tavares, provedor da SCMSP, confirmou ao idealista/news “que a Federação Académica “terá um papel importante na divulgação e dinamização”, de um projeto para os “edifícios da envolvente do antigo hospital Rodrigues Semide, onde está a Universidade Lusíada”. 

O objetivo, de acordo com o provedor, é “criar uma zona de residências universitárias e de serviços para essas populações”, tais como, “lavandaria, restauração e outros equipamentos”, destacando o facto de esta zona ficar perto do Pólo da Asprela.

"A Misericórdia terá um parceiro financeiro para o desenvolvimento do projeto”, revela António Tavares, frisando que, neste momento, “ainda não está completamente quantificado o investimento e outros pormenores do projeto”, que implicam a renovação dos edifícios.

Considera que “o projeto vai de certeza agradar aos estudantes” e vai permitir que "dentro de dois ou três anos haja uma resposta variada” neste segmento.

Misericórdia tem oferta de 100 camas e preços a partir de 100 euros

Neste momento, a SCMP tem a funcionar três espaços de residências universitárias, estando em causa um espaço no edifício do Colégio do Barão de Nova Sintra, um segundo edifício na Rua Galerias de Paris, no centro da cidade, e um terceiro imóvel na Rua Rodrigues de Freitas. No total, somam 100 camas, com preços vão dos 100 euros aos 250 euros, por mês.

O provedor conta que “temos preços com uma vertente mais social, com valores entre os 100 a 150 euros”, acrescentando, “temos outros, como no caso da Gallery House, que andam na ordem dos 250 euros”. Preços estes “que se encontram muito abaixo dos valores de mercado, que são de 400 euros”.

Gallery House localizada na icónica Galerias de Paris

Um dos projetos mais bem localizados é o Gallery House, localizado na conhecida Rua Galerias de Paris, onde atualmente se concentra parte significativa da ‘movida’ do Porto.

Misericórdia junta-se à Federação Académica para alargar oferta de residências no Porto
SCMP

O edifício histórico, de arte nova, foi renovado e redesenhado para oferecer um novo conceito de alojamento para estudantes. “Tem 40 camas, em 20 quartos duplos, e áreas comuns de design único que oferecem as melhores condições para uma estadia na Invicta”, destaca a Misericórdia no site de apresentação do empreendimento.

Frisa, ainda, que o novo espaço criado “para estudantes, docentes e investigadores académicos”, é “acolhedor, confortável e seguro”.

Barão de Nova Sintra destina-se a estudantes carenciados

A Misericórdia do Porto inaugurou, em dezembro passado, as residências Barão de Nova Sintra, destinadas a estudantes com possibilidades financeiras mais reduzidas. Este edifício, “transformado para dar resposta às necessidades do séc. XXI”, fica localizado “lado a lado com o colégio do mesmo nome”, destaca o site.

Misericórdia junta-se à Federação Académica para alargar oferta de residências no Porto
SCMP

A residência tem capacidade para receber 34 estudantes em quartos single, duplos e triplos. Possui “amplas áreas comuns, como cozinha, sala polivalente e pátio exterior”, e irá contar “no futuro com uma pequena horta e espaço de ervas aromáticas para que os estudantes possam também usufruir desses produtos na cozinha”, acrescenta a SCMP.

Sobre esta residência, António Tavares acrescenta “tratar-se de mais uma importante iniciativa social, numa fase em que a especulação imobiliária é uma realidade, sendo este mais um passo da Misericórdia do Porto na reabilitação de edifícios ao serviço da comunidade”.

Residência Bento XVI no centro do Porto e com jardim

A Residência Bento XVI está inserida num imóvel tradicional e histórico na rua Rodrigues de Freitas. É constituído “por três quartos duplos, disponíveis por 200 euros por pessoa e uma suite por 300 euros”, de acordo com a informação disponível.

Acrescenta, “todos os quartos estão mobilados e fornecemos a roupa da cama”, frisando que “a sala está equipada com uma área de estudo, televisão, internet e sofá”, e “ainda um logradouro tranquilo ideal para relaxar”.

Misericórdia junta-se à Federação Académica para alargar oferta de residências no Porto
SCMP

António Tavares destaca, por fim, que “o processo de candidatura é simples”, frisando que “os estudantes inscrevem-se e o departamento de ação social da SCMP avalia estas candidaturas”. Alerta que a procura foi bastante forte no início do ano letivo e no início do segundo semestre.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade