Comentários: 0
Casa de luxo de Manuel Pinho em Nova Iorque terá sido paga com "saco azul" do GES
idealista/news

O ex-ministro da Economia do socialista José Sócrates, Manuel Pinho comprou um apartamento de luxo no Edifício Platinum, perto da Broadway, em Nova Iorque, que terá sido financiado com dinheiro vindo do chamado "saco azul" do Grupo de Espírito Santos (GES). Os procuradores do Ministério Público (MP) consideram que a transação terá sido suportada pela avença mensal de 15 mil euros que o economista alegadamente recebeu, entre março de 2005 e julho de 2009.

“O arguido Manuel Pinho reside em Nova Iorque, num apartamento em nome da sociedade offshore por si controlada Blackwade Holding Limited, adquirido por cerca de um milhão de euros provenientes da sua avença mensal do GES/BES”, então liderados por Ricardo Salgado, refere o despacho dos procuradores Casimiro Nunes e Hugo Neto, citado pelo Correio da Manhã e que foi apresentado a 10 de setembro ao ex-ministro da Economia.

Segundo as informações veículadas pelo jornal, a Blackwade, proprietária do imóvel que pertence a Manuel Pinho, tem sede nas Ilhas Virgens Britânicas. O imóvel custou mais de 1,24 milhões de dólares (1,13 milhões de euros) em junho de 2010. E o dinheiro usado para comprar a casa terá sido transferido através de duas offshores: Mesete II e Tartaruga Foundation, ambas controladas pelo ex-ministro, para a Blackwade. E seria para estas offshores que a Espírito Santo Enterprises fazia as transferências mensais de 15 mil euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade