Mas quem colocar os imóveis em regime de arrendamento acessível, por exemplo, fica isento de IRS.
Comentários: 3
IRS dos senhorios: englobamento obrigatório a caminho traz agravamento de impostos
Photo by Maria Ziegler on Unsplash

O englobamento dos rendimentos prediais para efeitos de IRS, que agora ainda é facultativo (cada contribuinte pode optar), deverá passar a ser obrigatório. Quer isto dizer que, sendo englobados aos restantes rendimentos do agregado, passam a ser tributados em conjunto e com a correspondente taxa progressiva de IRS. Na prática, esta alteração poderá vir a agravar os impostos para muitos proprietários.

Até agora, os contribuintes poderiam optar ou não pelo englobamento de rendimentos. Ou seja, cada proprietário fazia as contas, tendo em conta os rendimentos das diferentes categorias, e avaliava se a taxa final a pagar justificava ou não o englobamento. Se esta opção acabar, escreve o Negócios, os contribuintes que tenham taxas efetivas de IRS superiores a 28% vão pagar mais IRS pela parcela de rendimentos prediais que até agora era tributada apenas a 28%.

A possibilidade de quem arrenda casas ver agravada a fatura fiscal já foi confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, mas há exceções. Quem colocar os imóveis em regime de arrendamento acessível ou “fizer contratos sem precariedade”, nas palavras de Costa, ficará isento. Mas "para quem não o faz, e tem o direito a não o fazer, é provável que o englobamento venha a traduzir-se num agravamento de impostos," disse o governante no Parlamento, citado pelo Negócios.

Ver comentários (3) / Comentar

3 Comentários:

fernanda andre
6 Novembro 2019, 1:28

....Nada que não fosse previsível...
....Deixem o mercado crescer...
.... Apostem na habitação e na recuperação dos imóveis devolutos ao invés de vender para hóteis

magui
6 Novembro 2019, 1:25

Esta medida é injusta, e diz o PS e O BE que querem que os senhorios façam arrendamento ! Não estou a ver que facilite... veremos.....

ricardomota.nunes
7 Novembro 2019, 10:45

Bom dia, alguém pode explicar o que vai acontecer aos contratos de longa duração feitos para ter beneficios fiscais?
obrigado

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade