Iniciamos hoje uma rubrica, assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que pode ajudar a tirar dúvidas.
Comentários: 1
Comprar ou arrendar a primeira casa: como decidir (parte I)?
mohamed Hassan en Pixabay

O acesso a uma habitação condigna é universalmente considerado uma necessidade básica do ser humano. Em determinado momento da vida, porque decides viver sozinho, casar ou ser independente, e sobretudo quando começas a ter algum rendimento, ponderas ter a tua casa. É nesta altura que as opções surgem: comprar, construir ou arrendar casa? Iniciamos hoje uma rubrica, assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que pode ajudar-te a decidir.

Cada uma destas possibilidades encerra vantagens e inconvenientes. Construir casa ou optar pela autoconstrução é um processo moroso, pelo que necessitarás de tempo e, sobretudo, de uma forte dose de paciência. 

Se herdaste um terreno ou não precisas da casa a curto prazo, a opção pela (auto)construção poderá ser vantajosa, pois o custo será certamente mais reduzido que adquirir um imóvel construído. 

Todavia, se não tens poupanças suficientes a opção pela compra de casa, mesmo recorrendo a crédito, poderá também não ser viável. Isto porque necessitarás de dar uma entrada de, pelo menos, 10% do valor do imóvel a adquirir, já que atualmente os bancos não financiam a totalidade do valor.

Arrendar será, por outro lado, e além de ser um processo mais simples, a opção de menor responsabilidade. Questões muito práticas como as despesas de manutenção do edifício, o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou do condomínio ficarão a cargo do proprietário/senhorio.

Comprar casa e aumentar o património familiar ou arrendar é efetivamente uma decisão que terás de tomar, não de ânimo leve, mas fundamentadamente e procurando reduzir ao máximo eventuais riscos futuros. 

A decisão dependerá de fatores diversos que deverás ponderar, como sejam a idade, estabilidade/mobilidade no emprego, rendimento, garantias, entre outras.

Aparentemente, para habitações equivalentes a renda poderá ser inferior à prestação de crédito, mas nem sempre assim será. Terás mesmo de fazer contas. 

Nota: voltaremos ao tema no próximo artigo.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Best Deals Portugal - Real Estate
24 Fevereiro 2020, 23:45

A real diferença entre um arrendamento e uma prestação bancária, é bem diferente da que apresenta aqui!!! uma casa com valor de 100mil, poderá ter rendas na ordem dos 600€ e prestações a 30 anos na ordem dos 300€... Façam as contas!!! Arrendar só compensa se for para lá ficar num prazo máximo de 12 meses!!

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade