Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Conselhos práticos para vender uma casa em plena crise do coronavírus

Lúmina Home Staging 
Lúmina Home Staging 
Autor: Redação

Artigo escrito por Caroline Jurgens, sócia fundadora da Lúmina Home Staging

A crise do coronavírus mudou as nossas rotinas, embora a internet seja um dos melhores ativos que temos como consumidores e também como vendedores. A quarentena faz com que seja difícil para um proprietário vender um imóvel, ainda assim, hoje em dia é possível mostrar uma casa virtualmente. Os portais imobiliários continuam disponíveis e muitas pessoas têm agora a oportunidade – e tempo – para analisarem o que há no mercado.

Com ou sem crise, a primeira pesquisa para quase 100% das pessoas começa online. Nos portais imobiliários, é possível pesquisar por áreas, filtrar por intervalos de preço e conhecer outras características importantes, como o tamanho da casa, o número de quartos, se há piscina, etc..

As fotos dos anúncios ocupam o centro das atenções, especialmente a primeira, que é a que convida as pessoas a visitarem as restantes fotos. Daí ser tão importante que, como vendedor, faças bem esta escolha.

Encorajo-vos a fazer este exercício: pesquisa na tua região as características do teu apartamento para ver quantos apartamentos aparecem. Porque essa é a tua concorrência, e o que é fundamental para vender a tua casa é que consigas destacar-te da concorrência. Um consultor profissional diria exatamente a mesma coisa: Como podemos destacar a tua casa para que seja vendida mais cedo? Supondo que não queres destacar-te pelo preço da venda (nem por ser alto ou baxo), deves procurar destacar-te de outra forma.

E como isso é que isso pode ser alcançado? A resposta a esta pergunta é muito simples: com uma boa imagem, através de duas etapas.

  1. Prepara a casa e mostre-a como se fosse uma vitrine
  2. Tira fotos profissionais e faz um vídeo atraente

A preparação de uma casa para uma venda bem-sucedida também é conhecida como Home Staging, que literalmente significa colocar a tua casa em cena. Estas são técnicas de marketing imobiliário que pretendem apresentar um apartamento de forma que este nos prenda imediatamente a atenção.

Consiste num processo de limpeza, correção de falhas e, muitas vezes, pintura. Então o que tens de fazer é despersonalizar e neutralizar a casa. E, como último passo, verificar os móveis e a decoração. Todas essas etapas têm o mesmo objetivo: mostrar o melhor lado da casa que queres vender.

Lúmina Home Staging 
Lúmina Home Staging 
Com a ajuda de uma nova pintura e uma boa fotografia, é possível obter uma imagem completamente diferente.

A melhor maneira de chegar a esse resultado é pedir ajuda a um profissional de Home Staging. Nesse sentido, o tempo de confinamento também não é um problema, uma vez não ser necessário ir a uma casa para executar todas essas etapas e obter a imagem certa. Também é possível fazê-lo online.

O Home Stager pode ajudar-te nessa preparação através de fotos ou videoconferência, conseguindo guiar-te pela tua própria casa, fornecendo todas as recomendações necessárias para uma boa execução das práticas. Durante esse período de confinamento, passo a passo, poderás preparar a tua casa e, assim que conseguirmos sair, estará pronta para tirar fotos profissionais e chegar ao mercado. Ou ainda, claro, para que possas mostrá-la por vídeoconferência.

Portanto, se você já tiveres a tua casa à venda ou estiveres a pensar vendê-la, a quarentena pode ser o momento perfeito para prepará-la de maneira que esta se destaque do resto. Usa as técnicas de Home Staging para preparar o teu apartamento e deixa que seja paixão à primeira vista (para o comprador).

E se tua casa tiver algum fator diferencial, como uma sala de estar maior do que o habitual, um terraço ou uma varanda, não hesites em destacá-la, porque isso pode fazer a diferença entre vender ou não vender.

Lúmina Home Staging 
Lúmina Home Staging