Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Preços das casas disparam: Portugal é o país da UE onde mais subiram no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2020, comprar casa ficou 10,3% face ao período homólogo e 4,9% face aos últimos três meses do ano passado.

Autor: Redação

Os preços das casas em Portugal dispararam no primeiro trimestre do ano, tendo aumentado 10,3% em termos homólogos e 4,9% em termos trimestrais. A subida verificada face aos três meses anteriores foi, de resto, a maior entre os países da União Europeia (UE). Em causa estão dados revelados esta quarta-feira (8 de julho de 2020) pelo Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, a subida verificada em termos trimestrais (4,9%) – os dados já abrangem o mês de março, marcado pelo início da pandemia de Covid-19 – é bem superior à registada na média dos países da UE (1,2%) e da Zona Euro (0,9%). Estónia (4,8%) e Eslováquia (4%), por esta ordem, completam o pódio das maiores subidas trimestrais. 

O mesmo acontece em termos homólogos, com o crescimento a nível nacional (10,3%) a superar de longe o verificado na média dos países da UE (5,5%) e da Zona Euro (5%). A maior subida anual – no primeiro trimestre de 2020 face ao mesmo período do ano passado – ocorreu, no entanto, no Luxemburgo (14%). Seguem-se Eslováquia (13,1%), Estónia (11,5%) e Polónia (11,3%). De referir que o único país que registou uma diminuição dos preços foi a Hungria, com uma queda de 1,2%.