Comentários: 0
Uma minicasa pré-fabricada que se adapta a qualquer terreno e se integra na zona envolvente
Vaidotas Darulism | ŠA Atelier

A vida no campo não deve estar sujeita aos desconfortos típicos de outra época. E as casas pré-fabricadas também. A cabine de vidro e aço 019, fruto da colaboração de duas empresas lituanas – o estúdio ŠA Atelier e o fabricante de aço e móveis Piritas –, oferece uma versão claramente moderna adaptada a todos os confortos da vida no campo, apesar de ter apenas 23 metros quadrados (m2).

Uma das principais vantagens desta cabine é a versatilidade que oferece. Graças à sua construção sobre palafitas, adapta-se a quase todos os tipos de terreno, o que consegue sujeitando a paisagem a um impacto mínimo, visto que é transportada em quatro peças que são montadas no local. “A tarefa era criar uma cabine transportável que seria construída na oficina e levada para o local. Este edifício tinha de ser reprodutivo e capaz de se adaptar a diferentes contextos”, confirmam no seu site.

A principal preocupação da equipa é torná-la resistente às intempéries, já que o objetivo é que possa ser construída em qualquer ambiente. “O único contexto conhecido são os elementos climáticos como o sol, o vento e a água. Como resultado, o teto da cabana parece flutuar com o vento. Ele também protege a estrutura do calor do sol e tem uma forma que recolhe a água da chuva, a despeja de um plano para outro e exibe o fluxo de água. O edifício adapta-se ao terreno natural apoiando-se em finas pernas de alturas variáveis”.

O sistema modular escolhido define a estrutura como um conjunto de elementos individuais compostos por colunas, pisos, paredes, telhado, etc. Tudo isso permite trabalhar com diferentes tamanhos e configurações de espaço.

O metal utilizado na construção e fachada é incolor, deixando um padrão único criado durante o seu processo de fabricação. Desta forma, todas as cabines modulares têm gráficos de fachada ligeiramente diferentes. 

Todos os componentes internos são projetados individualmente para a cabine. Dentro da estrutura de chapa de metal da cabine há um conjunto de interiores surpreendentemente aconchegantes. A cozinha e a casa de banho situam-se no centro da casa, dividindo naturalmente o resto do espaço em duas divisões. Um deles serve como quarto duplo enquanto o outro pode ser uma área de estar ou de dormir.

As enormes janelas permitem aos ocupantes descansar na cama e assistir ao nascer do sol, ou ir para o deck de madeira da casa, sombreado pelo teto em forma de borboleta da cabana.

Esta fantástica utilização do espaço interior é possível graças ao mobiliário transformável. Mas, além disso, para o realçar, a porta dobrável de vidro abre-se a toda a largura, o que permite criar uma continuidade entre o interior e um bonito terraço exterior com vista para o lago.

O primeiro protótipo da cabana foi construído na Ilha Apple, na Lituânia. É um espaço com um ambiente natural excecional, com exuberante vegetação nativa. “Esta situação revelou as vantagens da arquitetura: o local não exigia obras locais e o volume visualmente leve do edifício integra-se harmoniosamente com a paisagem natural única”.

Atualmente já é possível comprar esta fantástica casa pré-fabricada, que pode ser encomendada no site ŠA Atelier.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade