Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Bairro Alto com mais árvores e novos passeios: a proposta da Câmara de Lisboa

Plano de requalificação também prevê a criação de percursos por locais emblemáticos da zona para valorizar o património e história local.

Lisboa quer plantar árvores e melhorar as acessibilidades do Bairro Alto
Photo by Zach Rowlandson on Unsplash
Autor: Redação

A Câmara Municipal de Lisboa quer tornar o Bairro Alto mais verde. A proposta que a autarquia vai lançar a debate prevê a plantação de mais árvores na zona (mesmo que pequenas), uma melhoria das acessibilidades e reorganização do estacionamento. Mas há outras ideias.

O requalificação do Bairro Alto, que será discutido na reunião autárquica da próxima quinta-feira, dia 24 de junho, e que depois estará em consulta pública, segundo a notícia avançada pelo jornal Público, faz referência à “plantação de árvores de pequeno porte e/ou de trepadeiras”.

O objetivo da proposta, citada pela publicação, é “transportar o Bairro Alto para uma nova dimensão de utilização do espaço público, com melhores condições de acessibilidade e de fruição”, nomeadamente através de novos passeios, reorganização do estacionamento e criação de percursos por locais emblemáticos da zona para valorizar o património e história local.

A ideia é uniformizar todas as ruas, nivelar as áreas de passeio e das faixas de rodagem, “reduzindo a velocidade em todos os eixos de circulação”, e criar “faixas de alargamento dos passeios”, onde poderão ser instaladas esplanadas, lugares de estacionamento ou plantadas pequenas árvores.