Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Renda acessível no Restelo: CML propõe construção de 9 edifícios e 578 casas

O processo sofreu alterações, visto que contemplava inicialmente a construção de 11 edifícios e mais de 600 fogos.

Renda Acessível no Restelo
Via Câmara Municipal de Lisboa
Autor: Redação

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prevê construir 9 edifícios, entre 3 e 8 pisos, num total de 578 apartamentos, no Alto do Restelo, no âmbito do Programa de Renda Acessível (PRA). O processo, que esteve em consulta pública entre fevereiro e maio de 2021, sofreu alterações, visto que contemplava inicialmente a construção de 11 edifícios e mais de 600 fogos.

“Após um processo de consulta pública, entre fevereiro e maio de 2021, a autarquia fez evoluir os projetos de loteamento dos terrenos no Alto do Restelo. A evolução dos projetos reduz altura dos prédios e o número de apartamentos, alargando ainda a área de intervenção com novos terrenos destinados a equipamentos públicos, uma maior área verde e novos equipamentos sociais”, lê-se no site da CML.

O que está previsto nascer no Alto do Restelo:

  • 2 Creches para 168 crianças;
  • Centro cívico com biblioteca e sala de conferências/teatro;
  • Pavilhão Desportivo de uso público e do Belenenses;
  • Pavilhão Desportivo afeto à Escola Secundária do Restelo para uso partilhado com a população;
  • 9 edifícios, entre 3 e 8 pisos, 578 apartamentos;
  • Zona comercial com 2.699 metros quadrados (exclusivamente comércio local)
  • Área verde 19.438 metros quadrados
Renda Acessível no Restelo
Via Câmara Municipal de Lisboa

Em causa estão os relatórios e resultados da participação pública de dois processos de loteamento previstos para a zona do Alto do Restelo, que podem ser consultados nos seguintes links:

Segundo o Público, a proposta camarária inicial contemplava 11 edifícios em duas parcelas junto às torres do Restelo, à escola secundária e à igreja de São Francisco Xavier, sendo que cinco dos prédios teriam entre 12 e 15 andares. 

A publicação escreve que as dúvidas relativamente à volumetria da construção e ao número de pisos foram as mais expressivas na consulta pública – das 568 participações registadas, este tema foi abordado em 378 e quase sempre pela negativa – e recorda que a proposta ainda tem de ser votada.

Renda Acessível no Restelo
Via Câmara Municipal de Lisboa
Renda Acessível no Restelo
Via Câmara Municipal de Lisboa