Fábrica do Braço de Prata

Fábrica de Braço de Prata vai pagar renda municipal de 360 euros

A funcionar há quase 18 anos em instalações de uma antiga unidade industrial militar, em Marvila (Lisboa), a situação do espaço da Fábrica de Braço de Prata deverá ser, em breve, “legalizada”. Em causa está a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a proprietária, e a gerência do espaço, liderada pelo filósofo Nuno Nabais. O mesmo prevê a cedência do imóvel por um período de dez anos, renovável até 50 anos, através do pagamento de uma renda mensal de 360 euros.
Rendas de casas de luxo em Lisboa

Rendas das casas de luxo em Lisboa subiram 10,5% em 2024

Os valores das rendas dos imóveis residenciais de luxo continuam a subir em todo o mundo, não sendo Lisboa uma exceção: em 2024, as rendas pedidas pelos senhorios aos inquilinos nos novos contratos de arrendamento aceleraram 10,5% na capital portuguesa, um crescimento, no entanto, inferior ao verificado no ano anterior (30%). Em causa estão dados que constam no estudo “Prime Residential World Cities index”, da Savills.
Apoios ao mercado de arrendamento em Lisboa

Lisboa paga um terço da renda da casa a famílias em dificuldades

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem em vigor um programa no qual ajuda as pessoas a pagar a renda da casa. Em causa está um apoio aos inquilinos de um terço da renda. Apoio esse que é destinado a famílias que estejam em dificuldades para conseguir fazer face ao aumento da taxa de inflação. Os interessados podem candidatar-se até final de fevereiro, revelou Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais da autarquia.
Arrendamento em Lisboa

Arrendamento “vivo” em Lisboa e com número recorde de novos contratos

No primeiro semestre do ano, foram celebrados 9.065 novos contratos de arrendamento no concelho de Lisboa, “um recorde desde que há registos”, revela em comunicado a LXhabidata, uma nova plataforma digital que reúne de forma sistemática dados relativos à habitação nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Segundo dados divulgados pelo idealista, o preço das casas colocadas no mercado de arrendamento desceu 4,2% num ano. 
Apoio às rendas em Lisboa na pandemia: famílias com perda de rendimentos com acesso facilitado

Apoio às rendas em Lisboa na pandemia: famílias com perda de rendimentos com acesso facilitado

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai lançar uma edição do Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA) destinada às famílias que perderam rendimentos durante a atual crise pandémica. O acesso ao programa – substituíu o Subsídio Municipal ao Arrendamento – será, assim, facilitado, visto que o candidato não terá de apresentar a última declaração de IRS, mas apenas os últimos recibos de ordenado ou equivalentes.
Subida das rendas em Lisboa abranda (mas estão em máximos de oito anos)

Subida das rendas em Lisboa abranda (mas estão em máximos de oito anos)

Arrendar casa em Lisboa é mais caro que há um ano, mas a subida dos preços está a abrandar. No segundo trimestre do ano, as rendas das casas na capital subiram 1,8% face ao trimestre anterior e 17% em termos homólogos. Aumentos inferiores aos verificados nos primeiros três meses do ano, quando as rendas dispararam 4,6% em termos trimestrais e 20% em termos homólogos.
Rendas das casas vão subir 0,5% em 2017

Rendas das casas vão subir 0,5% em 2017

Boas notícias para inquilinos; más notícias para senhorios. As rendas de habitações em Portugal, depois de dois anos de estagnação, vão subir em 2017, mas pouco. A atualização do valor deverá fixar-se à volta dos 0,5%, tendo em conta o valor do Índice de Preços do Consumidor (IPC), publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Ainda assim será o maior aumento desde 2014.
Arrendamentos de escritórios disparam em Lisboa

Arrendamentos de escritórios disparam em Lisboa

A absorção no mercado de escritórios de Lisboa nos primeiros quatro meses de 2016 ascendeu a 39.571 m2, mais 23% que no período homólogo (32.118 m2). Em causa estão dados que constam no Office Flashpoint de abril da consultora imobiliária JLL.
Lisboa: Avenida da Liberdade e Chiado têm as rendas comercias mais caras

Lisboa: Avenida da Liberdade e Chiado têm as rendas comercias mais caras

A Avenida da Liberdade e o Chiado são as zonas de Lisboa com rendas mais caras no segmento comercial. O valor mensal pago nestas áreas pode variar entre os 50 e os 90 euros por metro quadrado (m2). Nas restantes zonas da capital a renda pedida pelos senhorios/proprietários é bem mais baixa: varia entre os 10 e os 35 euros.
Ateneu e Grémio Literário da capital com aumento "brutal" de rendas

Ateneu e Grémio Literário da capital com aumento "brutal" de rendas

A nova lei das rendas, que entrou em vigor em novembro de 2012, continua a gerar muita polémica. Em algumas coletividades de Lisboa, por exemplo, as rendas aumentaram 30 vezes. O Ateneu da Madre Deus, na freguesia do Beato, e o Grémio Literário, na Baixa, são dois bons exemplos, pelo que a solução passou por aumentar as quotas ou encontrar novas formas de exploração.
Lisboa: rendas descem 11,4% em três anos

Lisboa: rendas descem 11,4% em três anos

O mercado de arrendamento está a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo entre os jovens, e os valores praticados têm vindo a baixar. Uma situação que justifica a maior procura de imoveis para arrendar. Nos últimos três anos (entre 2010 e 2013), as rendas no concelho de Lisboa desceram 11,4%.
Rendas aumentam no Porto

Rendas aumentam no Porto

As rendas das casas no Porto aumentaram pela primeira vez desde o final de 2011, ao registar uma subida de 1,1% no segundo trimestre deste ano, segundo o Índice de Rendas Confidencial Imobiliário, elaborado com base em dados de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária.Esta subida fez a compara
lisboa com renda média de 566 euros

lisboa com renda média de 566 euros

os mais recentes dados da confidencial imobiliário (ci) referentes à área metropolitana de lisboa (am lisboa) revelam que, no ano passado, a renda média de habitação desta região foi de 566 eurossegundo o jornal construir, lisboa registou, em 2012, a renda média contratada mais elevada da regiã
rendas em lisboa podem subir mais de mil euros

rendas em lisboa podem subir mais de mil euros

as casas das zonas mais nobres de lisboa podem vir a ter aumentos de mais de mil euros nas respectivas rendas. o alerta foi lançado pela associação de inquilinos lisbonenses (ail), que aponta a nova lei do arrendamento como geradora de aumentos brutais.
quanto custa arrendar uma casa em lisboa?

quanto custa arrendar uma casa em lisboa?

com a entrada em vigor da nova lei das rendas muita coisa tende a mudar no mercado de arrendamento, que deverá ter cada vez mais adeptos. neste link, relativo a uma notícia do jornal de negócios, é possível ficar a saber qual o valor das rendas praticadas nas várias freguesias da capital.