Ventilar é um dos truques que não pode falhar, mas há muitos mais. É preciso estar atento às várias fontes de mau cheiro.
Comentários: 0
5 dicas infalíveis para deixar a casa a cheirar bem
Pixabay

Foste de fim de semana ou de férias e quando chegas a casa abres a porta e quase cais de costas: um cheiro moribundo. E não é que te esqueceste de levar o lixo? E será que isso pode ser evitado? Definitivamente, sim. Deixamos-te alguns truques que são úteis no dia a dia e que vão ajudar-te a deixar a casa bem cheirosa.

1. Todos os dias é preciso ventilar

Durante pelo menos uma hora, por exemplo, se falarmos do quarto onde dormes. Portanto, a recomendação é simples: ventilar, e se houver ventilação cruzada, melhor. Se alguém vai passar pela casa na tua ausência, seja para cuidar de plantas ou animais, diga-lhes para aproveitarem esse tempo para ventilar os ambientes.

5 dicas infalíveis para deixar a casa a cheirar bem
Pixabay

2. Limpar bem o chão antes de sair

Limpa bem as diferentes divisões. O parquet com produto próprio para madeira; a cozinha e a casa de banho com um desifetante com o cheiro que mais gostes.

3. Cuidado com as fontes de mau cheiro.

Não estamos a falar penas de lixo orgânico, que deverias ter deixado vazio e limpo antes de sair. Referimo-nos sobretudo a outras fontes de mau cheiro, como a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar loiça ou o próprio lava-loiça. Para a máquina de lavar loiça podes fazer uma lavagem com vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio com a máquina vazia. A mesma solução para a máquina de lavar.

A casa de banho também pode ser fonte de maus cheiros: se tiveres problemas de humidade, podes deixar uma tigela com arroz que ajudará a absorvê-la.

4. Têxteis 

Se tiveres tapetes, experimenta borrifar bicarbonato de sódio. Deixa durante a noite e passa o aspirador antes de saíres.

5 dicas infalíveis para deixar a casa a cheirar bem
Pixabay

5. Ambientadores

Aposta nos ambientadores naturais. São infinitamente menos agressivos que os químicos, e claro, menos enjoativos. Flores secas embebidas em óleos essenciais funcionam muito bem. Também lavanda seca, velas perfumadas, alguns limões na cozinha, sabonetes naturais.

Podes até fazer o teu próprio ambientador. Se gostas de citrinos, um aroma muito fresco e apreciado no verão, experimenta misturar cascas de citrinos com alecrim e menta. Vais precisar de 200 ml de água e 250 ml de álcool para esta mistura. Esmaga as cascas dos cítricos e adiciona as folhas das ervas aromáticas. Despeja o conteúdo num borrifador onde terás colocado previamente a água e o álcool. Podes usar essa mistura em cortinas, roupas de cama, tapetes, toalhas, etc..

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta