Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como arrumar os alimentos no frigorífico? Explicamos tudo

Seguindo estas dicas da Deco Proteste, garantes a convervação dos alimentos e evitas gastos desnecessários de energia.

Arrumar os alimentos no frigorífico
Imagem de Here and now, unfortunately, ends my journey on Pixabay por Pixabay
Autor: Redação

Arrumar os alimentos no frigorífico tem uma lógica que nem sempre é seguida. Mas são várias as vantagens em organizar bem o teu frigorífico. Não só garantes que os alimentos são conservados por mais tempo, como também é uma forma de os encontrares rapidamente, evitando que a porta fique demasiado tempo aberta – algo que vai influenciar o consumo de energia, já que o frigorífico precisará de mais tempo para atingir a temperatura ideal no interior. Mas, afinal, o que há a ter em conta?

Organizar os alimentos pelas diferentes prateleiras do frigorífico é um dos pontos chave. Outro passa pela limpeza deste eletrodoméstico a cada seis meses. Apresentamos-te aqui um conjunto de dicas da Deco Proteste para teres o teu frigorífico sempre limpo e arrumado.

Limpar o frigorífico a cada seis meses

Toma nota: a cada seis meses deves fazer uma limpeza a fundo ao frigorífico e ao congelador. Isto para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos, segundo aponta a Deco Proteste. Antes de uma ausência prolongada - como umas férias - pode ser o momento ideal para o fazeres, já que haverá menos compras em casa.

E como é que isto se faz? Primeiro, deves retirar todas as prateleiras e gavetas do frigorífico e do congelador e lavá-las com água quente e detergente da loiça. Em alternativa, também podes desinfetar as superfícies com vinagre ou limão. Para finalizar, enxagua e limpa com um pano macio.

Arrumar p frigorifico
Imagem de Werner Heiber por Pixabay

Arrumar o frigorífico segundo as zonas de frio

Depois de acondicionar devidamente os alimentos em caixas ou sacos hermeticamente fechados para reduzir os maus cheiros e evitar contaminações microbiológicas, é hora de distribuí-los pelas diferentes prateleiras, tendo em conta as zonas de frio. Estes são os conselhos da Deco Proteste para arrumar o frigorífico, desde a parte superior à parte inferior:

1 – Prateleira superior: iogurtes, natas, queijo, compotas e maionese. 
2 – Zona intermédia: fiambre e charcutaria, conservas abertas e bolos. 
3 – Zona por cima das gavetas: carne, marisco e peixe crus, sopa e pratos cozinhados. 
4 – Gavetas: fruta e legumes frescos.
5 – Porta: leite, sumos, manteiga, margarina, bebidas e ovos. Estes devem ser guardados com a ponta mais fina virada para baixo e não lavados. A água destrói a película protetora e abre a porta aos microrganismos.
6 – Congelador: organiza os alimentos de forma lógica. Por exemplo: uma gaveta para carne e peixe, outra para legumes, etc. Identifica os alimentos e escreve a data de congelação. E não te esqueças: consome primeiros os mais antigos. 

Arrumar os alimentos no frigorifico
Imagem de Pexels por Pixabay

Caso queiras guardar comida confecionada é importante arrefecê-la antes de a colocar no frigorífico. Isto porque quando introduzimos novos alimentos no frigorífico a temperatura aumenta, mesmo que estejam à temperatura ambiente. E atenção: tenta não encher demais o frigorífico, pois a livre circulação do ar frio ajuda a manter a boa temperatura (entre 3 e 5ºC).

Período de convervação? Depende do alimento

O período máximo de conservação depende do tipo de produto alimentar. Quanto mais perecível for o alimento, menos tempo se mantém em boas condições. Ora vê as diferenças na tabela:

Acabar com os maus cheiros: missão impossível?

Além de limpar o frigorífico e de guardar bem os alimentos, há uma solução para combater os maus cheiros: os filtros de carbono, que se vendem em lojas de eletrodomésticos. Estes filtros podem durar três meses e são mais eficazes do que as metades de limão dentro do frigorífico, uma prática caseira muito utilizada para eliminar odores.

Lembra-te que se um alimento apodrecer no frigorífico, pode contaminar os restantes alimentos e transmitir odores e bactérias. Por isso, é importante proteger os alimentos com película aderente ou colocá-los em caixas herméticas.

Arrumar os alimentos no frigorifico
Foto de ready made no Pexels