Assembleia de condomínio

Como organizar uma assembleia de condomínio?

As reuniões de condomínio são um momento em que os moradores se reúnem para tomar decisões e comunicar assuntos de interesse geral – e também são, por vezes, palco de discussão e de ânimos exaltados. Pelo menos uma vez por ano, o administrador tem a obrigação de convocar a assembleia de condomínio. Todos os condóminos têm de ser convocados para as assembleias de condomínio, quer residam no prédio ou noutro local, mesmo no estrangeiro. Mas, afinal, como é que se organiza esta reunião?
Fraudes nos certificados energéticos

Certificados energéticos: violar a lei sai caro

São cada vez mais os certificados energéticos emitidos em Portugal – no total, já se contabilizam 1.504.146, segundo os dados da ADENE. E há várias razões que o explicam: este é um documento essencial para aceder a um conjunto de apoios financeiros e benefícios fiscais.
Certificados energéticos nas casas

Certificados energéticos: dicas para evitar fraudes

Pedir o certificado energético é uma prática cada vez mais frequente, já que este é um documento essencial e obrigatório na hora de vender, comprar ou arrendar casa, assim como para aceder a benefícios fiscais e apoios financeiros para tornar as casas mais eficientes. E é, por isso, import
Nova legislação para assembleias virtuais de condomínios reclamada pela Deco Proteste

Nova legislação para assembleias virtuais de condomínios reclamada pela Deco Proteste

As assembleias de condomínios, devido à pandemia da Covid-19, estão pendentes até que a saúde pública esteja assegurada. Perante a necessidade de começar a encontrar alternativas, a realização de reuniões virtuais é uma solução viável, segundo a Deco Proteste. Acontece que a lei não prevê qualquer norma nesse sentido e as deliberações tomadas dessa forma podem ser consideradas inválidas. Nesse sentido, a maior organização de defesa do consumidor portuguesa diz que vai levar uma proposta de nova legislação para assembleias virtuais de condomínios aos grupos parlamentares e ao Governo.
Famílias com gás de botija pagam mais 119 euros por ano

Famílias com gás de botija pagam mais 119 euros por ano

As famílias que utilizam gás de botija pagam mais 119 euros por ano que as que consomem gás natural. A Deco Proteste revelou que 2,6 milhões de lares portugueses que utilizam gás de botija pagam a mais, anualmente, 310 milhões de euros, sendo que as faturas mais pesadas encontram-se no sul do país.
Queres poupar no supermercado? Fica a saber onde é mais barato fazer compras

Queres poupar no supermercado? Fica a saber onde é mais barato fazer compras

A disputa pelo título de campeão dos preços baixos continua. A luta entre Continente e Jumbo manteve-se renhida, mas já há vencedor. Ir às compras é mais barato... no Continente. Na última atualização do estudo da Deco Proteste, as marcas Continente e Continente Modelo voltaram aos primeiros lugares do ranking, roubando o lugar ao Jumbo, que ocupa agora a terceira posição.
Jumbo volta a ser o supermercado mais barato em Portugal

Jumbo volta a ser o supermercado mais barato em Portugal

Ir às compras é mais barato no Jumbo, que lidera o ranking dos supermercados com os produtos mais em conta do país. Seguem-se na lista o Continente Modelo, o Continente, o Lidl, o Pingo Doce, o Intermarché e o Minipreço, por esta ordem. É no Porto que a procura pelo supermercado mais barato compensa mais ao final do ano.
Investir no Alojamento Local? Sim, mas com paciência

Investir no Alojamento Local? Sim, mas com paciência

O Alojamento Local (AL) está na moda em Portugal. Um negócio que convive de mãos dadas com o “boom” do turismo que existe no país, nomeadamente em Lisboa , Porto e Algarve. Mas será que investir no negócio do arrendamento temporário de casas a turistas é garantia de rentabilidade? Sim, mas não imediata. É preciso paciência, porque o retorno pode demorar, devido ao investimento e gastos envolvidos.
O supermercado campeão dos preços baixos em Portugal é...

O supermercado campeão dos preços baixos em Portugal é...

O Continente e o Continente Modelo são os campeões dos preços baixos em 17 dos 18 distritos nacionais e também nos Açores e na Madeira. Em causa está um estudo da Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que refere que foram atualizados cerca de 46 mil preços em 476 lojas de todo o país. Ao todo, é possível poupar mais de 300 euros por ano, conclui a entidade.
sai mais barato arrendar casa que comprar

sai mais barato arrendar casa que comprar

há cada vez mais pessoas a optar por arrendar casa em vez de comprar. em causa está, sobretudo, a dificuldade em obter crédito à habitação, visto que a banca está a aumentar as restrições na atribuição de empréstimos.