Em casa acumulamos um milhão de coisas que não vamos usar, e a mudança de estação é perfeita para fazer um inventário e guardar apenas o que é preciso.
Comentários: 0
Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

O outono chegou e devemos preparar a casa para o frio. É importante limpar e arrumar a casa, mas também é o momento perfeito para nos livrarmos de um monte de coisas de que não precisamos e que já não vamos usar. Às vezes, escolher é complicado, mas não há outra opção senão encarar a nossa casa com um olhar crítico e por mãos à obra. E a limpeza de outono é perfeita para isso. Os especialistas da Habitissimo deixam algumas dicas que deves ter em mente.

Objetos de decoração

Todos nós temos em casa algum quadro, vaso ou presente de que não gostamos muito. Mas esteve lá durante toda a nossa vida e acostumámo-nos tanto a vê-lo que não prestamos muita atenção. Se não tiver valor sentimental, pensa que a sua única função é acumular pó.

Não é necessário deitá-los fora. Podes doá-los ou vendê-los. Talvez assim custe menos livrares-te desses objetos. E podes fazer o mesmo com móveis ou tapetes de que já não gostas.

Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

Utensílios de cozinha

Aproveita a limpeza da cozinha para esvaziar armários e escolheres tudo o que não precisas ou que já não está em bom estado: aquela panela enorme que não usaste mais que duas vezes, aquele liquidificador que “roubaste” da casa dos pais e que ficou esquecido a um canto, ou as típicas louças incompletas.

O que está em mau estado, pode ir diretamente para o lixo. Com o que está em bom estado pode-se fazer o mesmo que com objetos de decoração e móveis: doar ou vender.

Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

Roupa

Este também é um bom momento para fazer numa revisão às roupas (as de casa também). Primeiro, coloca de lado a roupa e sapatos que provavelmente não usarás novamente porque estão gastos ou fora de moda. Em seguida, presta atenção às capas, lençóis e toalhas - se estiverem ásperos ou gastos, é hora de deitá-los fora.

Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

Produtos que expiraram ou estão abertos há muito tempo

Neste caso, é fundamental abrir a despensa e os armários da casa de banho. Certamente terás um produto ou medicamento com data de validade expirada há muito tempo; maquilhagem aberta há anos; cremes que compraste e nunca usaste; ou vernizes secos. Tudo isto ocupa um espaço precioso, por isso aproveita esta limpeza para deitar fora o que não interessa.

Se forem medicamentos, lembra-te que devem ser depositados num recipiente especial que encontrarás em qualquer farmácia.

Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

Mil coisas que já não servem

Agora vamos esvaziar gavetas e prateleiras. O que vais encontrar? Revistas de há mil anos, o primeiro telemóvel, canetas que não escrevem, bilhetes de espetáculos antigos, convites de casamento, faturas ou manuais de instruções de que já não precisas e outras bugigangas. A lista pode ser interminável. Se não precisas de nada, então o melhor será deitar tudo fora.

Lembra-te que em nossa casa acumulamos um milhão de coisas que não vamos usar, e a mudança de estação é perfeita para fazer um inventário e guardar apenas o que realmente tem algum valor, prático ou sentimental.

Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita
idealista/news

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta