Soluções rápidas e eficazes para limpar em casa em pouco tempo.
Comentários: 0
Limpar a casa rápido
Foto de SHVETS production no Pexels

A tua casa está desarrumada e tens pouco tempo para pôr tudo em ordem? No artigo de hoje apresentamos-te um plano de limpeza rápida para deixar tudo a brilhar em apenas uma hora. Não se trata de fazer uma limpeza profunda, claro. Trata-se de garantir que tudo fica limpo e confortável de uma forma eficiente sem investir muito tempo em cada tarefa.

A revista Hola! traçou um plano de 60 minutos que contempla as várias divisões da casa. Eis um resumo daquilo que podes fazer hoje mesmo.

limpar a casa rapidamente
Foto de Lisa en Pexels

Esta é a primeira coisa que deves fazer: estabelecer um plano que servirá de guia para todas as tarefas. Deves começar pelos quartos e casa de banho e prosseguir para a sala de estar, cozinha e corredor etc.. Outra dica: prepara antecipadamente todos os produtos de que vais precisar.

Enquanto isso, abre as janelas. Ventilar a casa é o primeiro passo para conseguir um espaço limpo com um ambiente saudável. Não só é essencial evitar (ou pelo menos minimizar) a possibilidade de alergias (como ácaros), mas também é importante prevenir possíveis. O ideal será ventilar a casa de 10 a 15 minutos, três ou quatro vezes por dia.

Limpeza divisão a divisão

  • Quarto: 10 minutos

Começa por fazer a cama. Se necessário, troca os lençóis e almofadas – deves fazê-lo todas as semanas. Depois, limpa o pó das mesinhas de cabeceira, armários e candeeiros. Na hora de limpar o pó, lembra-te de o fazer de cima para baixo, usando um pano de microfibra que agarra o pó em vez de espalhá-lo.

Limpar o quarto
Pexels

  • Sala de estar: 15 minutos

Para começar, aspira os estofos dos sofás e poltronas. Se costumas limpar os tecidos com mais ou menos regularidade, nesta altura bastará aspirar. Serve a mesma regra para as almofadas. A próxima etapa é limpar o pó de estantes, móveis, candeeiros etc.. (sempre de cima para baixo). Limpa também as superfícies de vidro com um produto específico: mesas, espelhos, TV, etc. Termina aspirando os tapetes e o chão. Se for caso disso, passa a esfregona.

  • Cozinha: 15 minutos

Esta é um das divisões mais “críticas” e, portanto, o plano de limpeza express dependerá de como a mantemos no dia a dia. Ou seja, se limpas diariamente, poderás concluir esta tarefa em 15 minutos. O primeiro passo será colocar a louça na máquina de lavar (ou lavá-la à mão).

A seguir, pulveriza o exaustor e a parte da frente da cozinha com um desengordurante, e também o interior do microondas. Limpa as frentes do frigorífico e dos armários, e não te esqueças da placa de fogão e a bancada.

Uma dica: poderás aplicar um desinfetante adequado nas superfícies de maior contacto (bancadas, puxadores de armários e eletrodomésticos).

  • Casa de banho: 10 minutos

Pulveriza as bases de chuveiro e banheira com um produto anti-calcário. Enquanto isso, limpa e aplica desinfetante na sanita e lavatório – e não te esqueças das torneiras. Limpa também o espelho com limpa-vidros.

Limpar a casa de banho
Pexels

  • Pavimentos: 10 minutos

Deixar o chão da tua casa impecável é o último ponto deste plano express de limpeza. Começa pelos quartos e vai até às áreas comuns. Terás de usar o aspirador e, no final, passa a esfregona – com produtos que sejam adequados a madeiras (no caso de quartos) e a cerâmicas (como cozinhas e casas de banho).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta