Casa com mais de 500 anos resistiu ao terramoto de 1755 e situa-se na Rua dos Cegos, em Alfama.
Comentários: 1
Casa mais antiga de Lisboa
Google Maps

Poucos foram os edifícios de Lisboa que resistiram à passagem do tempo. Milhares de imóveis foram destruídos pelo terramoto de 1 de novembro de 1755 e, desde então, outros foram demolidos para dar lugar a construções mais modernas. A verdade é que há ainda algumas casas na capital com mais de 500 anos. E a que se situa na Rua dos Cegos, em Alfama, é mesmo a casa mais antiga de todas.

Esta casa quinhentista assistiu e resistiu ao terramoto que assolou Lisboa há mais de 250 anos. E tudo graças aos seus pilares sólidos e à sua localização: a colina mais alta da capital, escreve a Vortex Magazine.

As características da sua época são várias. Desde o ressalto do primeiro andar, que regista a arquitetura medieval, até ao painel de azulejos do século XX, em estilo seiscentista, utilizado para decorar a fechada da casa.

Casa mais antiga de Lisboa em Alfama
Google Maps

Hoje, a casa mais antiga de Lisboa encontra-se rodeada de outros edifícios de estilos vários, que não respeitaram a traça típica das casas da cidade. Aliás, tudo indica que os edifícios vizinhos desta casa teriam o mesmo estilo arquitetónico, mas foram demolidos na década de 1940, lê-se na mesma revista.

Há ainda outros edifícios resistiram ao terramoto, bem como aos planos de reconstrução da cidade do Marquês de Pombal. Estão sobretudo situados em Alfama, como é o caso da casa situada no Largo do Menino Deus.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Horacio Zagalo
3 Dezembro 2021, 13:46

Há mais casas quinhentistas em Alfama, que se encontram no Largo Chafariz de Dentro, e na Rua do Paraíso há três edificios que foram utilizados como recuperaçao de doentes do Hospital de Todos os Santos, o que pode muito bem acontecer que também sejam quinhentistas.

Para poder comentar deves entrar na tua conta